LIESCO e Fundação de Cultura definem ordem de desfile para o Carnaval 2017

Na noite desta quarta-feira, dia 18 de janeiro, no Instituto Luiz de Albuquerque, aconteceu o sorteio que definiu a ordem dos desfiles para o carnaval 2017 das escolas de samba do Grupo Especial e de Acesso. Além disso ficou estabelecido o cronograma de atividades para agitar os 40 dias que restam para as escolas de samba adentrarem a avenida General Rondon

Juntamente com a Fundação de Cultura de Corumbá a LIESCO – Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá definiu as datas para as atividades que esquentarão os tamborins antes do carnaval.

No dia 18 de fevereiro acontece o já aguardado ensaio técnico das escolas de samba, que irão se familiarizar como equipamento de distribuição de som e estrutura de pista, que já estarão instaladas na Passarela do Samba. Cada agremiação tem direito a 30 minutos para realizar o seu ensaio

 

JURADOS

A LIESCO informou às agremiações que o Corpo de Jurados do Carnaval 2017 virá da cidade de São Paulo, e comunicou ainda que o Coordenador externo estará na cidade no dia 04 de Fevereiro, em local previamente acertado para as dependências do ILA para reunir-se com diretores e carnavalescos afim de explicar sobre os critérios de Julgamento do carnaval 2017. Na mesma data, será apresentado os nomes e respectivos currículos do corpo de jurados, bem como entregue aos integrantes das agremiações o manual do julgador, com detalhamento dos pontos que serão julgados nos desfiles dos grupos de acesso e especial.

 

SORTEIO

Através da autorização do Presidente da LIESCO, José Martinez Neiva, o sorteio teve início salientando o que regia o regulamento de 2016, nas disposições para o carnaval 2017: A última colocada do grupo de Acesso em 2016 abre os desfiles do Domingo; e a escola Campeã do Grupo de Acesso em 2016 abre os desfiles do grupo Especial na Segunda. Portanto, Unidos da Major Gama não entrou no sorteio, sabendo que ela abriria o Carnaval das Escolas de Samba. No tempo estipulado para trocas, nenhuma escola se manifestou. O grupo de Acesso desfilará sob a seguinte ordem:

Unidos da Major Gama

Caprichosos de Corumbá

Acadêmicos do Pantanal

Estação Primeira do Pantanal

Imperatriz Corumbaense  

 

No grupo Especial, o GRES A Pesada não entrou no sorteio por ser a campeã do Grupo de Acesso 2016, e o GRES Mocidade Independente da Nova Corumbá, como campeã do Carnaval 2016 teve o direito de escolher sua posição de desfile, escolhendo ser a terceira a adentrar a Passarela do Samba. Após o sorteio, o GRESMI Marquês de Sapucaí e o GRES Império do Morro procederam troca, ficando a seguinte ordem para os desfiles da segunda-feira:

 

A Pesada

Marquês de Sapucaí

Mocidade Independente da Nova Corumbá

Unidos da Vila Mamona

Império do Morro

 

A ordem de desfile será usada como base para a ordem de apresentação dos ensaios técnicos do dia 18 de fevereiro. Além disso, através de votação entre as escolas, no carnaval de 2018, as escolas voltam a desfilar em Grupo Único, sendo a medida válida apenas para o próximo carnaval, sendo reintegrado o sistema de dois grupos no Carnaval 2019. A medida servirá para um reequilíbrio das agremiações para fomentar a realização dos seus respectivos desfiles.

Skip to content