Material escolar: Procon de Corumbá divulga pesquisa com preço de 29 itens

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Corumbá (Procon) divulgou nesta segunda-feira, 9 de janeiro, uma pesquisa de preços com materiais que integram a lista escolar. O levantamento traz o preço de 29 itens comparados nas três maiores livrarias da cidade.

 

“Foi considerado na tabela o preço médio dos itens existentes e informados por cada loja, pois o valor pode variar de acordo com a marca, a própria característica ou quantidade do produto”, explicou a diretora-executiva do Procon, Andréa Sampaio.

 

“O consumidor ainda deve ficar atento ao custo e benefício que o produto apresenta. Nem sempre o mais barato é o melhor e mais duradouro. Assim, fazendo a escolha certa, seu produto pode ter um tempo de vida maior o que evita novo gasto”, completou a advogada.

 

“Vale ainda lembrar que a Lei federal nº 12.886/2013 proíbe a exigência dos itens de uso coletivo, como materiais de escritório ou de limpeza. Segundo a norma, a exigência é abusiva e os produtos devem ser de responsabilidade das escolas”, reforçou Andréa.

 

A diretora do Procon destacou ainda que o estabelecimento comercial não é obrigado a realizar a troca de produto, apenas nos casos de defeito ou se acordado na hora da compra. A variação de preço foi feita considerando a relação do menor preço para o maior preço.

 

O valor dos produtos foi informado pelas próprias lojas por meio de ofício enviado à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor. Em alguns itens, a variação é de até 433% entre um estabelecimento e outro. O PROCON funciona na rua 7 de Setembro, 222 e está aberto para consultas e dirimir quaisquer dúvidas. O telefone é 3907-5431.

Skip to content