Funec vai expandir aulas de ginástica por toda cidade e valorizar atletas locais

Ampliar o projeto Corumbá em Movimento para vários bairros, retomar o programa Bolsa Atleta e incentivar práticas multiesportivas entre crianças, jovens e adultos são as prioridades da Fundação de Esporte de Corumbá (Funec). A pasta, chefiada pelo vice-prefeito Marcelo Iunes, também teve atuação fundamental na participação do Corumbaense Futebol Clube no Campeonato Estadual 2017.

 

“A primeira coisa que fizemos, no dia 2 de janeiro, foi entregar os laudos do estádio Arthur Marinho. Eram dois laudos vigentes e três que estavam vencidos: da Polícia Militar, da Engenharia e do Corpo de Bombeiros. Em tempo recorde, com a ajuda da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, fizemos o laudo técnico de engenharia e o reparo da iluminação”, explicou Marcelo.

 

Iunes ressaltou ainda que o estádio Arthur Marinho, que é administrado pela Funec, em nenhum momento esteve interditado pelo Ministério Público Estadual (MPE). A decisão de adiar a estreia do Corumbaense na competição, inicialmente marcada para o dia 28 de janeiro, foi exclusivamente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).

 

“O laudo da PM teve algumas ressalvas que estamos cumprindo dentro dos prazos determinados. Fizemos alguns remanejamentos de bebedouros, torneiras, placas de sinalização e outras coisas que estavam precisando no Arthur Marinho e deixamos o estádio pronto para receber com segurança e conforto os jogadores e principalmente para nossa maravilhosa torcida”.

 

Atendendo um pedido da população, as aulas gratuitas de dança e ginástica foram iniciadas em fevereiro. “Em fevereiro estamos com as aulas do Corumbá em Movimento na Nova Corumbá, no Cristo Redentor e no Poliesportivo. A partir de março vamos criar pelo menos mais quatro polos: Arthur Marinho, CEU Jardim dos Estados, Universitário e na praça São Paulo, no Guató. Futuramente queremos expandir ainda mais esse trabalho”, reforçou Iunes.

 

As aulas de hidroginástica do Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató também já começaram. “E vamos iniciar em breve a natação, o handebol, o basquete e o vôlei. Já chamamos todos os presidentes das associações dessas modalidades para virem aqui conversar conosco sobre a necessidade de cada um. Vamos dar o suporte necessário, não sei se conseguiremos suprir 100% das demandas de cada um, mas o que a Funec puder fazer, será feito”, continuou o vice-prefeito.

 

Atendendo pedido do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, todas as modalidades serão contempladas pela Prefeitura. “Vamos trazer etapas da Copa Morena para Corumbá, que é celeiro de craques do futsal. Vamos tentar trazer de volta os Jogos Abertos que existiam antigamente, trazer etapas do estadual de vôlei, basquete, handebol, natação, futsal e o que mais pudermos. É o começo de uma nova era, lembrando que a crise não é só em Corumbá, é geral. Por isso é preciso paciência”, pontuou.

 

Projetos criados ainda durante a primeira gestão do prefeito Ruiter também estão assegurados no calendário de eventos. “Vamos manter a Corrida de Rua e o Futebol Amador e incrementar coisas melhores. Tudo que era bom para a população vai continuar. Hoje nossa única dúvida, pois não sabemos se teremos condições financeiras por causa da crise, são os esportes de aventura. Mas vamos buscar apoio do Governo Estadual, do Governo Federal e da iniciativa privada para ampliar e melhorar essas modalidades também”.

 

Outro objetivo de Marcelo Iunes é aproximar a Funec da população em geral, não apenas dos esportistas. “Todos podem nos procurar. Se quiserem fazer um campeonato, um dia de lazer, vamos interditar a rua e levar a estrutura necessária. Queremos levar a Fundação para perto do povo. Esse foi um compromisso do prefeito Ruiter, das pessoas terem a prioridade de escolher. Não somos nós que vamos definir o que vai acontecer em cada local, mas sim os próprios moradores”, reforçou.

 

Corumbaense, 46 anos, casado, pai de três filhos, formado em biomedicina e pós-graduado em citologia oncótica, Marcelo sabe a importância de valorizar e incentivar os atletas da região. E o principal projeto da Prefeitura para fomentar esse processo é a retomado do programa Bolsa Atleta, outra ação criada ainda na primeira gestão Ruiter.

 

“A Bolsa Atleta vai voltar com certeza. Estamos vendo situações de como melhorar esse apoio para as pessoas que representam Corumbá. Isso também acaba sendo um espelho para os mais jovens, que querem representar nossa cidade até internacionalmente com a ajuda da Prefeitura. Apesar da crise, vamos trabalhar firme para retomar isso aí”, finalizou o vice-prefeito de Corumbá.

Skip to content