Secretaria Especial vai coordenar ações voltadas às famílias mais carentes de Corumbá

O fortalecimento da proteção de direitos humanos sob as perspectivas de gênero, raça e diversidade sexual simboliza a esfera da representatividade da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos no município, pasta implantada na gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e comandada pela Secretária e Primeira-Dama, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira.

 

Beatriz é formada em Pedagogia e pós-graduada em Metodologia do Ensino. Foi secretária de Integração de Políticas Sociais em Corumbá de 2005 à 2012, onde coordenou ações e projetos importantes para a cidade como o Povo das Águas; Se Essa Rua Fosse Minha; Prefeito Presente e Casamento Civil Comunitário. Em 2013 foi cedida ao município de Ladário onde ocupou, por três anos, o cargo de Superintendente de Projetos Sociais e em 2016 foi  Secretária Especial de Políticas Públicas Sociais e Cidadania.

 

O principal desafio da nova Secretaria Especial é implementar e promover o acesso à garantia de Direitos no município de Corumbá . “A proposta é de darmos continuidade aos importantes projetos implantados na primeira gestão do prefeito Ruiter, além de incluirmos políticas públicas voltadas à mulher, à igualdade racial, à juventude, à diversidade sexual, enfim, serviços voltados às pessoas que de alguma forma não tem seus direitos preservados. Estamos aqui para trabalhar em prol dos direitos do cidadão corumbaense”, afirmou a Secretária.

 

O primeiro grande passo nesse sentido foi dado no começo deste mês, quando a Prefeitura promoveu o I Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. “São mais de cinquenta  instituições envolvidas com esse tema, que é de extrema importância. Essa rede precisa estar ativa e integrada”, reforçou a secretária especial. O encontro contou com a participação da professora doutora Cláudia Araújo, da UFMS.

 

A estrutura administrativa da Secretaria é composta por profissionais qualificados e conta com uma equipe de acolhimento e técnica formada por advogado, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos de forma a garantir um atendimento com excelência à população”.

 

Integram a Secretaria, a Junta do Serviço Militar e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM), que conta com o  serviço de Disque Denúncia, o Disque 100. O atendimento é diferenciado de acordo com o tipo de violação sofrida e/ou de acordo com o tipo de intervenção requerida.

 

De acordo com a Secretária, ¨além de assistir à comunidade com Programa, projetos e ações queremos dialogar com a população numa proposta de um governo participativo¨. A Secretaria está localizada na Rua XV de Novembro, n°400 , no Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Telefone de contato: 3907-5437.

Skip to content