Dia do Trabalhador: comprometimento diário com o atendimento às pessoas

Apesar do Dia Internacional do Trabalhador, nesta segunda-feira, 1º de maio, remeter a uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago (EUA) em 1886, que reivindicavam condições dignas de trabalho, em Corumbá ele pode ser celebrado com ganhos para a sociedade a partir do trabalho de, pelo menos, três profissionais.

 

Quando entrou no curso de Enfermagem, Tatiana da Silva Santos Mattos sabia o que a motivou a chegar ali. “Tivemos uma doença grave na família e eu percebi que gostaria de fazer algo a respeito, me identifiquei com o curso”, relembra. Recém-formada, viu em Corumbá a oportunidade que seria o início de uma carreira cheia de mudanças repentinas e conquistas.

 

Em Campo Grande, trabalhava em hospitais privados e, quando se mudou para Corumbá, foi designada a atender a zona rural com cerca de 500 famílias assentadas. Depois, como coordenadora de especialidades na saúde, voltou seus esforços para a implantação do SAMU no Município. Imediatamente, o serviço inédito passou a funcionar com duas ambulâncias e agilizou o atendimento de urgência na cidade.

 

Mesmo ciente dos ganhos para o Município com sua participação em áreas estratégicas na saúde, o que mais gosta de fazer é atender pacientes e, talvez por isso, que os resultados apareçam com tanta frequência. “É incrível você cuidar uma pessoa debilitada, que talvez até cruzou com ela na rua antes, mas foi na situação mais vulnerável que a gente estabeleceu um vínculo”, comenta com brilho nos olhos sobre os atendimentos do programa Melhor em Casa, voltado para pacientes do SUS que estão acamados.

 

Esse foco em pessoas também motiva o trabalho de outro profissional, em outro canto da cidade. O silêncio do parque Marina Gatass é interrompido somente pelo barulho das vassouras e das folhas secas enquanto Nemézio Pires da Veiga Filho e sua equipe trabalham removendo galhos e aparando a grama. Há 25 anos no setor, Veiga Filho já tem condições de se aposentar, mas nem considera a opção. “Gosto do que eu faço e vou continuar fazendo até onde der”, conta com um sorriso tímido.

 

Para ele, o tratamento dado às pessoas é o principal responsável pelos resultados cotidianos, “com as equipes que trabalhei meu lema sempre foi tratar bem o funcionário para ele atender os outros melhor ainda”. Com a mesma equipe fixa há cinco anos, Nemézio fala que o ambiente de trabalho é familiar e envolve muita parceria, “trabalhando duro de sol a sol, não abro mão de oferecer condições de trabalho para a equipe, que está sempre disposta a atender”, comemora.

 

Satisfação pessoal, empatia com colegas de trabalho e público fazem parte não somente dos valores de Tatiana e Nemézio. Há três anos, depois de coletar informações sobre os serviços prestados pela empresa de transporte coletivo em Corumbá, a fiscal de transportes Maria Eliza Alves, conseguiu finalmente a substituição do serviço. “Conseguimos comprovar que o atendimento ao público estava um caos, com ônibus velhos que colocavam em risco a vida dos passageiros e funcionários, além de não cumprir horários e itinerários”, aponta.  

 

Compromisso com pessoas

 

Tatiana, Nemézio, Maria Eliza e outros milhares de profissionais em Corumbá, comemoram o Dia Internacional do Trabalhador. Para eles, o comprometimento com a qualidade técnica do trabalho é um atributo de cada função, mas é o fator humano que merece atenção. “Na época, um dos ônibus chegou a pegar fogo, tão velho que estava. Graças a Deus ninguém se feriu, mas é meu dever impedir que esse tipo de serviço seja oferecido à população”, relata a fiscal sobre o compromisso com o público.


 

Quando a gestão de pessoas é devidamente instituída na cultura da empresa, ela passa ser uma ponte entre as necessidades da empresa e as aspirações dos funcionários, resultando em melhores serviços para a sociedade. “Se uma boca de lobo entope em um domingo à tarde, sei que posso contar com o apoio da equipe imediatamente”, orgulha-se Nemézio. Sobre o cuidado com a equipe, ele ressalta, “a valorização da equipe de trabalho é fundamental para que a sociedade receba o melhor serviço possível”.


Skip to content