Município promove ações para prevenir acidentes de trabalho

A Semana Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho será celebrada em Corumbá com ações de orientação promovidas pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest). Serão duas panfletagens – em Corumbá e outra em Ladário – e uma palestra sobre assédio moral no trabalho.

 

Na quarta-feira, 26 de abril, a equipe do Cerest faz, a partir das 08 horas, panfletagem na feira livre de Ladário abordando educação em saúde. A ação naquela cidade acontece porque o Cerest é regional e atende os municípios de Corumbá e Ladário. Na quinta, 27, a mobilização será em Corumbá com panfletagem acontecendo, no mesmo horário, na rua Frei Mariano entre as ruas Dom Aquino e 13 de Junho.

 

Para encerramento da semana, na sexta-feira, 28 de abril, o Cerest discutirá o assédio moral no trabalho em uma palestra do advogado Roberto Lins, presidente da subseção Corumbá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento está marcado para o anfiteatro Salomão Baruki, a partir das 09 horas. A data marca a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

 

Coordenadora do Cerest, Mariluce Gonçalves Leão, informou que o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Corumbá preconiza atuação em ações de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Também faz, em conjunto com Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Vigilância Sanitária, notificações e fiscalizações em caso de acidentes de trabalho. A unidade local conta com equipe multidisciplinar formada por especialistas em saúde do trabalhador.

 

No primeiro trimestre deste ano o Cerest registrou 64 investigações de acidente de trabalho; realizou 6 palestras e capacitações; 9 visitas técnicas/fiscalizações. Ainda foram contabilizados 12 acidentes de trabalho (graves) e 4 acidentes com material biológico. Houve, no período, um óbito.

 

O atendimento ao público acontece das 07h30 às 13h30. Administrado pela Prefeitura de Corumbá, o Cerest funciona na rua Ladário, anexo ao terminal de transbordo, entre as ruas 13 de Junho e Dom Aquino, área central de Corumbá.


O Dia Mundial

 

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. O dia foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121, de maio de 2005.

Skip to content