Participando do 1º Seminário do PNAE no Pantanal na manhã desta quarta-feira, 26 de abril, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou a preocupação do Executivo Municipal com o desenvolvimento da agricultura familiar em Corumbá.
“Criamos a Secretaria Especial da Agricultura Familiar para sinalizar nossa preocupação e comprometimento em estar junto com os pequenos produtores para que a força do campo seja, de fato, propulsora da economia e gerando oportunidades”, afirmou o prefeito durante a abertura do evento, no auditório do Sindicato Rural.
Ruiter reforçou a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que garante assistência financeira suplementar aos produtores familiares que vendem a produção para Município e Estado para a merenda escolar. Ele ressaltou que o evento é a oportunidade para aprendizado. “Muitos têm condições, precisam só da orientação para potencializar a produção. O seminário traz conhecimento, permite troca de experiências e fazer reivindicações, sugestões e mostras os problemas cotidianos”.
O prefeito também afirmou a necessidade de que a reforma agrária precisa ter maior “qualidade” e atender às necessidades das famílias que ocupam os assentamentos rurais. “Infelizmente, os assentamentos em nosso munícipio têm problemas desde a sua implantação, como a questão mínima que seria a água que ainda não foi resolvida. Essa questão precisa ser resolvida”, disse o chefe do Executivo Municipal.
Promovido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o seminário trouxe a Corumbá o diretor-presidente do órgão estadual. Enelvo Felini ressaltou a parceria com o Município no PNAE destacando que a aquisição de alimentos da produção da agricultura familiar é vantajosa para a o município. “Feliz a comunidade em que os prefeitos se preocupam em comprar da agricultura familiar. Quando não compram, vão comprar aquele produto que foi produzido pela agricultura familiar que está na mão do intermediário com preço mais alto. Comprando da agricultura familiar, o dinheiro fica na comunidade, gera emprego e desenvolvimento e os assentados vivem melhor no campo”.
O principal objetivo do PNAE é suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiários, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola. O Programa Nacional de Alimentação Escolar é financiado com recursos do Tesouro Nacional. Os recursos financeiros são transferidos considerando o número médio de 20 dias letivos. Corumbá tem 1.532 famílias distribuídas em sete assentamentos rurais.