Município capacita médicos e reordena ações para pleno funcionamento do SUS

Nos quatro primeiros meses da gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, Corumbá já pôde observar alguns avanços na área de Saúde do Município. Restaurações estruturais em Unidades Básicas de Saúde, oferta de capacitação a médicos estrangeiros, abertura de plantão no atendimento básico à noite e projetos para serem implementados nas próximas semanas são algumas das ações e inovações conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de suas gerências.

 

Com o objetivo de melhorar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município, a escolha das gerências foi realizada com rigoroso critério técnico, conforme o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite. Foram escolhidos profissionais que conhecem bem a essência do SUS com o intuito de oferecer melhor atendimento da saúde em Corumbá.

 

O secretário observa que todas as equipes foram readequadas e o prefeito Ruiter autorizou o chamamento dos profissionais aprovados em concursos realizados em 2014 e 2015. Com isso, algumas equipes em que estavam faltando médico e enfermeiro, por exemplo, já estão funcionando em sua totalidade.

 

“A saúde tem uma necessidade infinita, porque o processo de saúde e doença das pessoas é infinito. Para todos os dias, todos os horários, temos algo positivo e algo negativo com relação à área da saúde, mas o que motiva mesmo é o trabalho que esses gerentes estão fazendo e passando para os profissionais da saúde que estão na ponta, exercendo seu trabalho como servidor público. O grande segredo de tudo isso foi a escolha desses gerentes e a valorização que eles estão dando aos profissionais”, explica Rogério.

 

Capacitação de profissionais estrangeiros

 

Para que o cidadão confie ainda mais no trabalho desenvolvido por médicos oriundos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, o Município está oferecendo capacitação a esses profissionais. Com isso, espera-se que a população acredite mais no trabalho desenvolvido por eles, a fim de desafogar todo o sistema, tanto de especialidades quanto de urgência e emergência. Foi solicitado ao Ministério da Saúde que, no horário de folga desses médicos, nas tardes de terças e quartas-feiras, eles recebam atualização.

 

“O Ministério autorizou e os médicos estão tendo aulas nesses horários sobre todas as grandes áreas da medicina, como ginecologia e obstetrícia, com os principais profissionais da cidade que são referências em suas áreas”, afirma Rogério, acrescentando: “Eles recebem capacitação para fazer o pré-natal, a puericultura, atendimento ao recém-nascido, à criança até 12 anos, atendimento ao idoso, e sobre vários programas da nossa rede de saúde como o HiperDia, de controle de hipertensão e diabetes e problemas de endocrinologia, por exemplo”.

 

Ainda de acordo com o secretário de saúde, todo o serviço de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde para os especialistas está sendo protocolado para que as filas diminuam. “A capacitação mais esses protocolos de consulta servirão para que tenhamos a dimensão dessas filas e consigamos atender todos os usuários o mais rápido possível”, completou.

Skip to content