Cerca de 9800 estudantes do 1º ao 9º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) participam de avaliações diagnósticas que têm como meta avaliar o nível de proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental, detectando as particularidades no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
A ação educativa segue o compromisso que o Município tem com a educação, principalmente no que diz respeito à qualidade. O Plano Municipal de Educação (PME) tem em sua meta 7, com relação à Qualidade na Educação, estratégia 7.5, onde determina que sejam realizadas avaliações integradas nas escolas de educação básica, por meio da constituição de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas.
Ressalta-se que todo o processo de elaboração das questões foi embasado de acordo com parâmetros nacionais e regionais, entre eles, questões do próprio Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dos parâmetros curriculares nacionais, diretrizes curriculares nacionais para a educação do Ministério da Educação, as diretrizes municipais entre outros.
A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem, onde se pode identificar a realidade de cada turma, cada estudante, apresentando ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem, auxiliando na reflexão sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.
As avaliações tiveram início no dia 21 de junho e serão finalizadas no final do mês. Todas as escolas participaram, tanto as da zona urbana quanto as da rural e das águas, no total de 41 escolas (incluídos os polos e extensões). Depois de finalizado o processo de aplicação, as avaliações serão corrigidas e posteriormente os resultados serão tabulados, oferecendo mapeamento geral de todas as modalidades participantes.
Após o término da apuração, todas as unidades escolares participantes receberão os resultados na íntegra, para auxiliá-las na prática de intervenções pedagógicas, visando sempre à melhoria, ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, o processo auxilia em todos os sentidos as unidades escolares, abrindo espaço para intervenções pedagógicas, visando sempre ao aprendizado do estudante.