Alunos das escolas da Reme participam de avaliação diagnóstica

Cerca de 9800 estudantes do 1º ao 9º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme) participam de avaliações diagnósticas que têm como meta avaliar o nível de proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental, detectando as particularidades no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

 

A ação educativa segue o compromisso que o Município tem com a educação, principalmente no que diz respeito à qualidade. O Plano Municipal de Educação (PME) tem em sua meta 7, com relação à Qualidade na Educação, estratégia 7.5, onde determina que sejam realizadas avaliações integradas nas escolas de educação básica, por meio da constituição de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas.

 

Ressalta-se que todo o processo de elaboração das questões foi embasado de acordo com parâmetros nacionais e regionais, entre eles, questões do próprio Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dos parâmetros curriculares nacionais, diretrizes curriculares nacionais para a educação do Ministério da Educação, as diretrizes municipais entre outros.

 

A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem, onde se pode identificar a realidade de cada turma, cada estudante, apresentando ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem, auxiliando na reflexão sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.

 

As avaliações tiveram início no dia 21 de junho e serão finalizadas no final do mês. Todas as escolas participaram, tanto as da zona urbana quanto as da rural e das águas, no total de 41 escolas (incluídos os polos e extensões). Depois de finalizado o processo de aplicação, as avaliações serão corrigidas e posteriormente os resultados serão tabulados, oferecendo mapeamento geral de todas as modalidades participantes.

 

Após o término da apuração, todas as unidades escolares participantes receberão os resultados na íntegra, para auxiliá-las na prática de intervenções pedagógicas, visando sempre à melhoria, ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem.

 

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, o processo auxilia em todos os sentidos as unidades escolares, abrindo espaço para intervenções pedagógicas, visando sempre ao aprendizado do estudante. 

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