Formação continuada capacitou professores da Rede Municipal

Professores do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) – 1° ao 5° ano – participaram de formação continuada promovida pela Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Educação. Participaram 217 educadores da zona urbana e rural.

 

A formação, realizada de 26 a 30 de junho na sede do Cenper, teve temática variada, de acordo com o nível de ensino. Para os professores dos 1º aos 3º anos, a capacitação esteve ligada aos níveis de leitura e escrita na alfabetização e em seu ciclo, recebendo a formação com foco no  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa do Governo Federal que desde 2013, vigora no município.

 

Especificamente para os 3º anos foram trabalhadas as habilidades que os alunos necessitam para o bom desempenho nas avaliações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Para os professores dos 4° aos 5° anos, a formação esteve ligada aos descritores da Avaliação Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicado pela “Prova Brasil”, que buscou esclarecer dúvidas dos professores quanto aos objetivos da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental I.

 

A secretária Municipal de Educação, professora Maria Eulina Rocha dos Santos, destacou que a principal intenção da formação foi “abrir caminho para que o professor busque novas metodologias, trocas de experiências”. Ela argumentou que a capacitação ainda contribui para a “evolução da competência” e amplia o campo de trabalho do profissional, que já “desempenha um papel imprescindível na formação das crianças e jovens enquanto cidadãos, como facilitador e mediador do conhecimento, um participante ativo da aprendizagem dos alunos”.

 

De acordo com a secretária, as formações continuadas são prioridades da atual gestão, que objetiva ter “sempre profissionais qualificados e preparados, para que assim, trabalhem metodologias inovadoras, fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas e um aprendizado com qualidade”.

Skip to content