Município amplia meta de inclusão com conclusão do curso de Libras

O Curso Básico de Libras 2017, promovido pela Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Educação, encerra nesta segunda-feira, 31 de julho, a capacitação da primeira turma de 30 alunos. Com carga horária de 40 horas-aula, o curso teve início em maio, na Escola Municipal Cyríaco Félix de Toledo, e qualificou professores e pessoas interessadas em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Ministrada pela instrutora de Libras, Lilia Giovana da Silva Cabreira, a capacitação ofereceu informações básicas sobre a gramática da Língua Brasileira de Sinais dotando os professores para o uso dessa ferramenta de ensino frente à nova demanda que se apresenta no ambiente escolar.  Atualmente, em toda a Rede Municipal de Ensino (REME), estão matriculados 225 alunos com necessidades educacionais, sendo que 12 estudantes têm surdez.

 

Silvana de Araújo Arruda, supervisora do Núcleo de Programas de Inclusão Escolar e Diversidade da Secretaria de Educação, explicou que o curso foi aberto para toda comunidade escolar. Ela destacou que além de ser amparado por lei, o ensino de Libras é extremamente válido para agregar a todos os educandos da Rede Municipal e fazer com que o ensino chegue a todos, independente de deficiências.

 

Seguindo o plano estratégico para fortalecimento da inclusão, a Secretaria Municipal de Educação vai oferecer, neste segundo semestre, um novo Curso Básico de Libras. Para os alunos que concluíram a primeira turma será oferecido o Curso de Libras Intermediário. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, que fica no Paço Municipal, na rua Gabriel Vandoni de Barros, 1, bairro Dom Bosco.

 

A inscrição vai de 10 a 18 de agosto. A 2ª turma terá início em 21 de agosto com o término em 30 de outubro. Com carga horária de 40 horas, as aulas serão as segundas e quintas-feiras. Por sua vez, a 1ª Turma de Libras Intermediário inicia a capacitação em 18 de agosto, com término em 24 de novembro. As aulas serão todas as sextas-feiras e a carga é de 60 horas. Nas duas situações, o curso será ministrado na Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, na rua América, s/n, Centro. 

Skip to content