Segunda ação do Povo das Águas termina hoje no norte do pantanal

Regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura vão receber equipe multidisciplinar do Programa Social Povo das Águas na manhã deste sábado. Os servidores da Prefeitura de Corumbá devem chegar na cidade ainda hoje, depois de sete dias prestando serviços a comunidades ribeirinhas do norte do pantanal. A previsão é realizar o atendimento a cerca de 700 moradores até o final da ação desta semana. Foram atendidas regiões de Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Paraguai Mirim, São Francisco, Mato Grande, Bonfim, Porto São Pedro e Chané, Amolar, Barra do São Lourenço e região do Rio São Lourenço.

 

O Programa Social Povo das Águas foi estabelecido como Lei Municipal nº 2.263, em 24 de agosto de 2012. Ele leva diversos tipos de atendimento às regiões ribeirinhas. Na área de saúde, por exemplo, leva vários tipos de vacinação para crianças e adultos, e a antirrábica aplicada em gatos e cachorros da região. Medicamentos são doados e há atendimento médico, odontológico e de enfermagem. Além do atendimento socioassistencial com cestas básicas, agasalhos e cadastro de moradores junto ao Programa Integral de Assistência à Família, através do CRAS itinerante. Palestras também são realizadas e alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são distribuídos.

 

Na primeira viagem feita pela equipe do programa, em média 900 pessoas na região do Taquari foram atendidas. As atividades ocorreram de 25 de junho a 1º de julho em sete portos diferentes. A próxima edição do Povo das Águas vai atender os moradores da região sul do pantanal, em Forte Coimbra, em agosto.

Skip to content