Solenidade comemora 10 anos de implantação do Cerest

A Prefeitura Municipal celebra nesta terça-feira, 25 de julho, os 10 anos de implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Corumbá, ocorrida em 2007, durante a primeira gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. O Cerest tem como objetivo geral atender aos trabalhadores formais e informais (independente do vínculo empregatício), de forma a promover prevenção, educação, notificação, fiscalização dos ambientes de trabalho. O Cerest atende os Municípios de Corumbá e Ladário.

 

A Saúde do Trabalhador é “conjunto de medidas que visem à promoção, proteção e recuperação da saúde que serão desenvolvidas através da assistência individual concomitantemente com a coletiva, desenvolvendo atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, visando a redução da morbimortalidade (art, 177 Lei 1293 de 21/09/1992)”.

 

A vigilância em saúde do trabalhador atua no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos de forma a eliminá-los e controlá-los.

 

A solenidade comemorativa será às 09 horas na sede do Cerest, que funciona na rua Ladário, anexo ao terminal de transbordo, entre as ruas 13 de Junho e Dom Aquino, área central da cidade. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é administrado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Skip to content