Agosto Lilás: servidoras da Prefeitura participam de minicurso de defesa pessoal

Cerca de 50 servidoras da Prefeitura Municipal de Corumbá participaram da aula de Krav Magá para defesa pessoal realizada nesta quarta-feira, 29 de agosto. A iniciativa fez parte da programação da campanha Agosto Lilás que está promovendo palestras e atividades com o intuito de massificar informações sobre a Lei Maria da Penha. A campanha é organizada no município pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

 

Responsável pela aula, Cristiano Nascimento, único instrutor da técnica pela KMG (Krav Maga Global) em Mato Grosso do Sul, explicou que o minicurso apresentou noções básicas de Krav Magá. “Foram noções de chute, soco com a palma da mão, e escaneio de área”, disse ao esclarecer que o objetivo da técnica é a prevenção.  “É para utilizar quando for necessário. Essa técnica é para prevenir, preservar a vida”, disse.

 

Com apenas uma aula é possível aplicar a técnica. “Após a primeira aula você condições de aplicar a técnica ensinada. A partir do momento que for treinando, vai melhorando cada vez mais”, complementou o instrutor informando que “repassamos técnicas de situações próximas do real”, observou.

 

Coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, antecipou que as aulas de Krav Magá para mulheres devem se estender para os bairros. “Esse tipo de ação vai percorrer todos os bairros, para atendermos todas as mulheres. Aqui foi uma ação pontual com nossas servidoras”, afirmou. “É um alerta, se a mulher aprende e começa a ter noção de como se defender é de grande valia para elas. Não estamos incentivando a reação, mas é uma forma de defesa pessoal. A violência está em todo lugar. É lamentável que a cada dia muitas mulheres sofram assédio ou violência sexual”, disse. Nossa cidade precisa refletir sobre a questão.

 

A secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, ressaltou que as noções básicas de defesa pessoal fazem parte de um trabalho de conscientização realizado pelo município. “É mais um evento do Agosto Lilás, mês que estamos trabalhando em vários pontos do município a respeito da não violência contra a mulher. Estamos falando desse importante tema nas escolas, nos CRAS, na Santa Casa, já abordamos esse tema no campo e na região ribeirinha. Infelizmente, não estamos livres de sofrer violência e temos de estar preparadas para isso”, finalizou.

 

O Krav Magá é uma técnica de defesa pessoal israelense cujo termo hebraico significa “combate de contato”. Envolve técnicas de lutas, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpes. Desenvolvido para ser utilizada em situações de sobrevivência, enfatiza neutralização de ameaças, manobras de defesa, ataques simultâneos e agressão.

 

Agosto Lilás

 

O Município promove, desde o início de agosto, palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos, ações de saúde, entrevistas, panfletagem em escolas, CRAS, associações de bairro, igrejas, no CRAM, Câmara de Vereadores, nas ruas, regiões ribeirinhas e assentamentos sobre a Lei Maria da Penha. A campanha Agosto Lilás conta com parceria de várias entidades. Além de todas as secretarias do Município, participam da campanha a OAB de Corumbá, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, igrejas, associações e outras instituições.

Skip to content