Organizada pela Prefeitura e Exército, Semana da Pátria começa nesta sexta

Em Corumbá, a Semana da Pátria 2017 começa nesta sexta-feira, 1º de setembro, com o hasteamento e o arriamento da Bandeira Nacional na Praça da Independência. A primeira solenidade acontece às 9 horas e terá a presença da Banda de Música do Exército, de entidades governamentais e não governamentais, além de estudantes e professores das escolas Júlia Gonçalves Passarinho, Cyríaco Félix de Toledo e Santa Teresa.

 

O arriamento do Pavilhão Nacional acontece às 18 horas, com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação e da Banda Manoel Florêncio. A Semana da Pátria é organizada pela Prefeitura, em parceria com o Exército Brasileiro, por meio da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira – Brigada Ricardo Franco. Os detalhes do evento foram discutidos nesta quarta-feira, 30, com a presença de todas as entidades envolvidas nas ações.

 

“Essa é uma atividade muito importante para nós, servidores públicos. É a oportunidade de mostrarmos o civismo pela nossa Pátria e devemos fazer isso efetivamente. Enquanto Poder Público, precisamos envolver as pessoas que servimos e levar a elas uma cerimônia em que se manifeste claramente o amor e o civismo pela nossa terra”, destacou José Antônio Assad e Faria, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na reunião.

 

Cronograma

 

A partir do sábado, o hasteamento da Bandeira Nacional começa às 8 horas. Participarão integrantes da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e alunos e professores da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros. O arriamento será às 18 horas com servidores da Secretaria de Governo, Fundação de Meio Ambiente e da Fundação de Turismo.

 

No domingo, dia 3, a solenidade terá a participação da Secretaria de Saúde, Secretaria Especial de Fazenda e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar. No arriamento estarão presentes a Agência Municipal de Segurança Pública, Procon, Lions, Rotary, Maçonarias e a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

 

Na segunda-feira, a primeira solenidade contará com o acompanhamento da Banda Música Manoel Florêncio, e da comunidade escolar da Escola Municipal Cássio Leite de Barros e do Colégio Objetivo. No arriamento estarão a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria de Indústria, Comércio e Produção Rural e a Procuradoria do Município.

 

Na terça-feira, com apoio da Banda do Exército, professores e alunos da Escola Municipal Fernando de Barros, Escola Municipal Barão do Rio Branco e da Escola Estadual Dom Bosco farão o hasteamento. Na solenidade de arriamento, também com participação do Exército, estará a Secretaria de Finanças e Controladoria.

 

No dia 6, quarta-feira, é a vez das escolas Tilma Fernandes Veiga, Luiz Feitosa Rodrigues e João Leite de Barros fazerem o hasteamento do Pavilhão Nacional, acompanhados pela Manoel Florêncio. O arriamento fica por conta da Fundação de Esportes e da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

 

O ponto alto da Semana da Pátria acontece no dia 7 de setembro. A solenidade em comemoração à Independência do Brasil começa às 9h30 na Praça da Independência. De lá as autoridades civis e militares seguem para a Avenida General Rondon, onde o desfile cívico-militar acontece às 10 horas.

 

21 de setembro

 

Durante a reunião dessa quarta-feira, também foram debatidas questões sobre o desfile do dia 21 de setembro, aniversário de Corumbá. A principal novidade para este ano será a realização de uma Chamada Pública para os interessados em participar do desfile. Uma resolução, que onde ainda contará com as regras gerais para participação de escolas, entidades civis e militares, deve ser publicada no DIOCORUMBÁ na próxima sexta-feira.  

Skip to content