Outubro Rosa tem programação definida em Corumbá

Promovidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá (RFCCC), as atividades do Outubro Rosa terão início em 03 de outubro (terça-feira) com a abertura da campanha na sede da Rede Feminina, que fica na rua 15 de Novembro, n° 1199, entre a Cabral e a Joaquim Murtinho.

 

A programação reserva ainda o Baile Outubro Rosa no dia 06 de outubro, às 21 horas, no Corumbaense Futebol Clube. No dia 22, às 17h, acontece o Chá Desfile Outubro Rosa com Festival de Prêmios, no Ygarapé Eventos.

 

O período de 24 a 26 de outubro está reservado para a troca de 1 quilo de alimento (arroz, óleo, açúcar, macarrão, trigo) mais a quantia de 15 reais por tíquetes da camiseta da caminhada. A troca pelos tíquetes deve ser feita na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá.

 

A 5ª Caminhada Contra o Câncer será realizada no dia 28 de outubro (sábado). A saída será às 08 horas da sede da Rede Feminina na rua 15 de Novembro. O encerramento da programação da campanha Outubro Rosa será no dia 29 de outubro, às 19 horas, com uma missa no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Outubro Rosa

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos com o objetivo de conscientizar e alertar sobre a prevenção pelo diagnóstico precoce.

 

A primeira iniciativa vista no Brasil do Outubro Rosa foi em 02 de outubro de 2002 quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo recebeu a iluminação toda rosa. Desde esse ano, várias cidades do Brasil também realizam eventos para a conscientização.

 

Parceria com Corumbaense

 

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, Sabina Acosta da Costa, destacou a parceria com o Corumbaense para a realização do Baile Outubro Rosa. “O baile será um jantar dançante com a banda ‘De Ontem’, de Campo Grande. É uma parceria entre o Corumbaense Futebol Clube e a Rede Feminina é tudo dividido. Posteriormente, teremos os locais de venda e o valor do ingresso para o baile será de 80 reais por pessoa”, afirmou. Os recursos são para custear as despesas cotidianas da Rede Feminina.

 

Luiz Bosco Delgado, presidente do Corumbaense, afirmou que a parceria beneficia as duas instituições. “O Corumbaense Futebol Clube busca sempre colaborar com as entidades da cidade. A Rede nos apresentou o evento do baile e colocamos o clube à disposição nessa parceria. Estaremos sempre aberto para parcerias que ajudam também ao clube”, disse.

 

A Rede Feminina

 

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá atende a pacientes não apenas das zonas urbanas de Corumbá e Ladário, como também de assentamentos e bolivianos. Atualmente, a Rede atende cerca de 160 pacientes, mas esse número é bastante dinâmico pela quantidade contínua de pessoas que entram e saem do cadastro da instituição.

 

A ONG auxilia pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com entrega de cestas básicas, fraldas e até com suplemento nutricional, fundamental para quem está passando pelo processo de quimioterapia. Esses pacientes são cadastrados e passam a receber ajuda tanto de alimentos quanto financeira. Para isso, a Rede conta com o voluntariado de uma advogada e de assistentes sociais que agilizam esses pedidos. Além disso, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionistas e terapeuta reiki também atuam como voluntárias. No total, são 23 mulheres ajudando nas atividades cotidianas da entidade.

 

Em maio deste ano, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira visitou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá. Ele conheceu os projetos desenvolvidos pela instituição, que completou 11 anos no município. Na ocasião, o chefe o Executivo corumbaense garantiu parceria com a Organização Não Governamental (ONG) e reconheceu o relevante trabalho prestado pela entidade para a sociedade.

Skip to content