Seminário no dia 17 discute patrimônio histórico e cultural de Corumbá

A preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá vai ser tema de um seminário promovido pela Prefeitura Municipal na quinta-feira, 17 de agosto. O evento vai abordar reflexões que visam o desenvolvimento de estratégias de preservação para o Município.

 

Coordenado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, através de sua Gerência do Patrimônio Histórico, o seminário será direcionado aos servidores públicos de Corumbá, mas também é aberto à participação da população.O seminário terá como palestrantes Joanita Campos Amettla (gerente do Patrimônio Histórico); Fábio Almeida (mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural) e Maria Olívia Pessoni Junqueira (Procuradora da República). O evento será no auditório do Museu de História do Pantanal (MUHPAN), que fica na rua Manoel Cavassa 275, a partir das 09 horas.

 

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto, é na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

 

É patrimônio cultural o conjunto de elementos históricos, arquitetônicos, ambientais, paleontológicos, arqueológicos, ecológicos e científicos para os quais se reconhecem valores que identificam e perpetuam a memória e as referências do modo de vida e identidade social. Um dos patrimônios históricos icônicos de Corumbá é o Casario do Porto Geral.

Skip to content