Caminhada marca celebração do Dia Nacional do Trânsito em Corumbá

Com o tema “Paz e Cidadania no Trânsito”, uma caminhada celebrou nesta segunda-feira, 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito em Corumbá. O evento foi coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).

 

“São várias secretarias envolvidas nessa ação que tem como objetivo principal, nesse Dia Nacional do Trânsito, chamar a atenção da população corumbaense para que tenhamos um trânsito mais seguro”, afirmou a primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Beatriz Cavassa de Oliveira, que destacou a participação de jovens e adolescentes na caminhada.

 

“Tivemos alunos das escolas da rede municipal, estadual e particular presentes, trazendo faixas e cartazes pedindo para que as pessoas respeitem uns aos outros e, principalmente, os sinais de transito, as faixas de pedestres e que utilizem o cinto de segurança. Assim vamos conseguir proporcionar um trânsito mais seguro para todos”, reforçou Beatriz.

 

Para o diretor-executivo da Agetrat, Paulo Guilherme de Arruda, a atividade cumpriu sua principal função. “A Semana Nacional do Trânsito é comemorada anualmente do dia 18 ao dia 25 de setembro, cuja finalidade é causar um impacto e conscientizar a população, os condutores que estão no dia a dia para a importância do trânsito, que infelizmente ainda mata. Por isso hoje fizemos essa caminha pedindo paz nas ruas da nossa cidade”, afirmou.

 

O gerente regional do Detran, Carlos David Jimenez Paz, também ressaltou a importância da conscientização da campanha. “A importância é de conscientizar a população para diminuir os acidentes de trânsito. Estamos durante a Semana Nacional, mas o Detran sempre está voltado a diminuir os acidentes. Temos o Maio Amarelo, o Volta às Aulas, e essa Semana Nacional é a que encerra essas ações durante o ano. O objetivo é trabalhar em cima dos futuros motoristas para conscientizar das coisas certas”, finalizou.

 

Dia Nacional

 

Celebra-se, no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito, a mesma data da promulgação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) no ano de 1997, na lei 9.503. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações nas vias de tráfego do Brasil e substituir a lei antiga datada de 1966. O objetivo era diminuir o número de acidentes no país.

 

O Dia do Trânsito demarca uma importante data utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. A semana do dia 25 de setembro, por esse motivo, é demarcada como o Semana Nacional do Trânsito brasileiro.

Skip to content