Com integração universidade e sociedade, Projeto Rondon volta a Corumbá em 2018

Corumbá vai receber equipes do Projeto Rondon em 2018. O acordo de cooperação foi assinado na tarde desta terça-feira, 12 de setembro, pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o Ministério da Defesa – responsável por coordenar a ação – durante solenidade na Governadoria, em Campo Grande. O governador Reinaldo Azambuja participou da cerimônia.

 

“O Projeto Rondon vai voltar a Corumbá. A Administração Municipal se empenhou em promover essa volta, num trabalho com o Ministério da Defesa. O município está encarregado garantir toda a estrutura para que possa funcionar. O trabalho é mundialmente reconhecido, incentiva a integração dos jovens na sociedade”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense. Os Rondonistas estarão em Corumbá no período de 06 a 22 de julho de 2018.

 

Além de Corumbá, a chamada ‘Operação Pantanal’ terá ações desenvolvida em Bandeirantes, Bodoquena, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ladário, Miranda, Rio Negro, Rochedo e Terenos. Os municípios contemplados receberão, por 12 dias, duas instituições com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As equipes trabalharão com oficinas em várias áreas do conhecimento, como cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.

 

“É importante que conheçam nossas realidades, nosso potencial econômico, nossas atividades e nossa cultura. Mas, o mais importante é que conheçam a nossa gente, nosso povo, nossas características, como a nossa sociedade se compõe. Eles vão interagir com os vários segmentos da nossa sociedade, conhecer as ações que desenvolvemos, estudar questões que são importantes para o município, contribuindo com propostas de soluções. É a interação da universidade com a sociedade”, destacou o prefeito Ruiter.

 

O retorno dos Rondonistas foi exaltado por Ruiter, que em gestão anterior foi responsável pela vinda a Corumbá das primeiras equipes do Projeto Rondon. “O retorno dos Rondonistas vale muito a pena. O município está decididamente participando e apoiando a realização do projeto”, finalizou.

 

Participam da iniciativa 21 instituições de ensino superior (IES) de diversos estados do país. Além dos professores, integram os grupos 210 estudantes que no período de férias nas universidades estarão, de forma voluntária, realizando ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida das comunidades carentes.

 

O que é o Projeto Rondon

 

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as instituições de ensino superior, tem como objetivo, junto os gestores municipais e lideranças comunitárias, contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. O Ministério da Defesa coordena a iniciativa, que tem ainda a participação dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário; da Educação; do Esporte; da Integração Nacional; do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República.

 

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

 

Tem como objetivos gerais contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário; contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. Busca ainda proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade brasileira; contribuir com o fortalecimento das políticas públicas, atendendo às necessidades específicas das comunidades selecionadas; desenvolver no estudante universitário sentimentos de responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo e contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições de ensino superior, governos locais e lideranças comunitárias.

 

As Forças Armadas garantem a logística e a segurança necessárias às Operações, por intermédio das unidades militares, que servem de apoio e base para os estudantes e professores.

 

O Projeto Rondon foi criado em 11 de julho de 1967, quando uma equipe formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara, conheceram de perto a realidade amazônica no então território federal de Rondônia. A primeira missão teve a duração de 28 dias. Relançada em 2005, a proposta já atendeu 1.142 municípios do país com participação de 21,4 mil Rondonistas entre professores e acadêmicos.

Skip to content