Escolas públicas ainda podem solicitar cursos gratuitos do Agrinho

As escolas municipais e estaduais de Corumbá, cadastradas no Programa Agrinho – iniciativa do Senar/MS em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio e Produção Rural e Educação – podem solicitar cursos de formação profissional rural e promoção social. São 15 capacitações totalmente gratuitas com diversas cargas horárias.

 

A partir de uma demanda recebida pela direção da Escola Estadual Nathércia Pompeo dos Santos, foi possível levar o curso de Implantação e Manejo Básico de Horta – Agricultura Urbana.  As aulas práticas começaram na manhã desta terça-feira (12).

 

“Recebemos as ofertas de cursos do programa e chamamos a comunidade para ver qual seria a demanda. A horta que será criada poderá ser utilizada pelos professores em suas atividades. Acho a iniciativa extremamente importante”, afirmou o diretor Benedito Aparecido de Souza Santiago.

 

O curso conta com 12 participantes. “Eles aprenderão, ao longo de três dias, desde a preparação da área, adubação, até a colheita de folhas, frutos, raízes e temperos”, explicou a instrutora do Senar, engenheira agrônoma Taiana Ferreira. A intenção é realizar mais capacitações dentro do programa Agrinho.

 

“Eles vieram para Corumbá devido a uma grande articulação junto ao Senar. Quem ganha é a população e os alunos da área urbana e rural, com os cursos de qualidade que estamos recebendo”, disse o subsecretário municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Luciano Aguilar Leite. O programa conta também com a parceria do Sindicato Rural de Corumbá.

 

Os diretores interessados em ofertar cursos nas suas escolas podem escolher entre os seguintes: Construção de Orquidário – Agricultura Urbana; Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido – Agricultura Urbana; Cultivo de Hortaliças Folhosas (alface, rúcula e cheiro verde); Cultivo Orgânico de Hortaliças; Cultivo Protegido de Hortaliças; Floricultura, Jardinagem e Paisagismo – Agricultura Urbana; Hidroponia – Agricultura Urbana; Implantação e Manejo Básico de Horta – Agricultura Urbana.

 

Estão disponíveis também: Implantação e Manejo Básico de Plantas Medicinais – Agricultura Urbana; Implantação e manejo de Horta: Produção de Frutos (tomate, pepino, berinjela); Implantação e manejo de Horta: Raízes, Tubérculos e Rizomas; Plantas em vasos – Agricultura Urbana; Plantio e Manejo de Pomar – Cultivo de Goiaba; plantio e Manejo de Pomar – Cultivo de Mamoeiro e Produção de Adubos Orgânicos.

 

Para solicitar o curso, basta o responsável pela escola procurar a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, localizada na rua Cuiabá, 1333. O telefone de contato para maiores informações é 3907-5349.

 

Concurso Agrinho

 

Os melhores projetos implementados por meio do programa concorrerão na Premiação do Agrinho 2017. Em cada grupo será premiado os três melhores trabalhos encaminhados nas categorias Desenho, Redação, Experiência Pedagógica e Escola Agrinho. A cerimônia será realizada no dia 06 de novembro de 2017 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. Somente na escola Nathércia, 80 alunos estão concorrendo à premiação.

 

Com o tema “Cultivando saúde, colhendo qualidade de vida”, o Agrinho, tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do ensino fundamental da rede pública, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva. O programa capacitará ainda 42 professores de Corumbá, por meio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Skip to content