Em reunião, Ruiter discute avanços na gestão de saúde bucal

Os avanços e desafios na gestão da saúde bucal nortearam as discussões do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o representante do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS), Francisco Grillo, em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira, 15 de setembro. Grillo participa da 8ª Jornada Odontológica que acontece desde a quinta-feira, dia 14, em Corumbá.

 

“A saúde bucal em Corumbá sempre foi um exemplo para o Brasil. O prefeito Ruiter está retomando essa situação. Está investindo no setor e nos profissionais. Temos a certeza de anos profícuos com resultados positivos para a odontologia nos próximos quatro anos”, afirmou o representante do CRO. Em 2012 – durante o segundo mandato do prefeito Ruiter Cunha –, Corumbá recebeu o prêmio Brasil Sorridente. O município foi apontado como a melhor gestão de saúde bucal do país entre as cidades entre 50 mil e 300 mil habitantes.

 

Grillo disse ainda que o Município retomou um serviço fundamental para o cidadão e que, por consequência, eleva a qualidade da saúde bucal oferecida na rede de saúde. “O atendimento odontológico noturno em unidades de saúde e o pronto-socorro 24 horas mostram o compromisso que o prefeito Ruiter tem com a classe odontológica e sua comunidade. Isso só traz benefícios para a população, para o trabalhador e classe odontológica”, afirmou o cirurgião-dentista.

 

O atendimento odontológico noturno, iniciado pela Prefeitura em maio nas unidades básicas de saúde Pedro Paulo II e Breno de Medeiros, contabilizou, somente nos primeiros dois meses de oferecimento do serviço, fluxo de 650 pacientes atendidos com exatos 1.031 procedimentos odontológicos realizados.

 

A implantação do período noturno foi determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e tem como objetivo garantir horário de atendimento aos trabalhadores e demais cidadãos que não têm disponibilidade de tempo durante o expediente convencional. A medida também dá suporte às áreas descobertas e a população ribeirinha, ampliando o acesso ao serviço odontológico na cidade.

 

O chefe do Executivo Municipal destacou que o estreitamento de laços entre o Município, a classe profissional e o Conselho só qualifica o serviço prestado à população. O bom relacionamento permite ainda o enfrentamento dos desafios na busca de avanços para o setor.

 

“Sempre tivemos uma parceria muito próxima com o Conselho e equipes da saúde bucal, porque entendemos que ela é essencial à saúde da população. No início da gestão retomamos alguns serviços que havíamos implantado nos nossos dois primeiros mandatos. Voltamos com o plantão noturno e várias outras conquistas que conseguimos ampliar. Essa troca de importante para implementarmos ações da saúde bucal com qualidade em nosso município, com maior eficácia para nossa população”, disse Ruiter.

Skip to content