O guarda municipal Honápio Carvalho Neto levou para casa o ouro na terceira etapa do Campeonato Estadual de Karatê, na modalidade kata, categoria máster (acima de 36 anos). A disputa aconteceu em Campo Grande, no sábado, dia 02 de setembro. Na competição, o atleta venceu as três partidas, conquistando o primeiro lugar. O estadual é realizado em três etapas. Na primeira, em março, Honápio conseguiu o bronze na modalidade kumite.
“O kata é uma luta imaginária, uma sequência de movimentos. Você entra no tatame para executar da maneira mais perfeita possível uma sequência de defesas e ataques que você faz imaginando um combate, como se estivesse lutando com alguém. Você disputa com seu adversário. Quem fizer a sequência mais perfeita é o campeão”, explicou Honápio.
Há dez anos trabalhando como guarda municipal e há apenas um ano praticando o esporte, Honápio se sente muito grato por ter conquistado o ouro. “A gente fica muito feliz. Trabalhamos muito para isso, eu treino praticamente todos os dias, de segunda a sábado, às vezes fazemos treinos de três horas. Estávamos batalhando bastante e no último mês pegamos mais pesado. A gente vê a vitória como resultado do sacrifício que a gente fez”, disse o esportista.
Aos 40 anos, formado recentemente em Educação Física, Honápio passou a treinar karatê por dois motivos: por ser sonho de infância e pelo filho ter começado a treinar. “Apareceu na escola do meu filho a sensei Wanessa Kelly, diretora da Associação Kumakan de Karatê, que representa Corumbá e Ladário, e acabei colocando meu filho para praticar o esporte. Até que no final do ano minha esposa me deu de presente um kimono porque eu sempre assistia às aulas e comecei a participar também. Já era uma coisa que queria desde criança, mas não pude participar porque minha mãe não deixava”, contou Honápio.
O karatê tem ajudado o esportista em sua atividade como guarda municipal. “Tem a parte do preparo físico que você melhora consideravelmente, um exemplo disso é que em um ano praticando o esporte, perdi dez quilos. Você também começa a trabalhar o psicológico, a questão da não violência. Como guarda, isso me ajuda muito até porque você começa a aprender a lidar com as pessoas. Nosso lema é o respeito acima de tudo, conter o espírito da agressão. Falo isso também para o meu filho, que não é só no karatê, isso a gente traz para a nossa vida”, disse Honápio.
O Campeonato Estadual de Karatê teve três etapas. A primeira, em março, aconteceu em Campo Grande, quando o esportista conquistou o bronze na modalidade kumite, que é o combate. Como não pôde participar da segunda etapa, em Nova Andradina, não há a possibilidade de disputar a competição nacional. “Vamos nos preparar para a competição do ano que vem”, disse Honápio.
Jorge de Castro, diretor da Agência Municipal de Segurança Pública (Ageseg), afirmou que a instituição incentiva os servidores a praticarem esporte por causa da importância que tem para a melhoria da condição física e psicológica desses guardas.
“Desde o começo da gestão, o prefeito Ruiter pediu que a gente tratasse com o maior carinho possível os nossos colaboradores. A gente busca, dentro da Guarda Municipal, adaptar horários de trabalho para que esses nossos funcionários possam treinar esportes. Temos aqueles que praticam karatê, ciclismo, há guardas que fazem faculdade, capacitação, e a gente está buscando junto ao comando da Guarda Municipal sempre adaptar os horários para que eles possam realizar o serviço, proteger a população e o patrimônio público, mas também cada vez melhorar a sua autoestima. Fora o preparo físico, esses guardas têm o preparo psicológico e sabem lidar melhor com as adversidades do dia a dia”, disse Jorge de Castro.
“Queremos parabenizar o Honápio mais uma vez, na certeza que vamos continuar o apoiando para que ele cresça nesse esporte e possa multiplicar isso dentro da nossa instituição”, completou o diretor da Ageseg.