Você sabia que somente 6% dos microempreendedores individuais de Corumbá utilizam a internet como canal de vendas? E que 40% desses empreendedores estão na faixa etária de 31 a 40 anos, sendo 53% mulheres?
A pesquisa Perfil do MEI – Microempreendedor Individual em Corumbá, lançada este ano, aponta que a maior parte dos empreendedores são mulheres (53%), na faixa de 31 a 40 anos (40%), com estabelecimento comercial fixo (61%), atuando no setor de vestuário. “Essa é a realidade que constatamos durante a pesquisa, o que mostra que são necessárias ações para atender este público, que muitas vezes necessita de capacitações para manter o negócio lucrativo”, explica o economista e gerente de desenvolvimento local do Município, Raul Assef Castelão.
O Perfil do MEI aponta que os microempreendedores individuais tendem a ser mais conservadores quando se trata de abrir outros canais de vendas: somente 6% usa a internet como ferramenta. Com essa característica do comércio e a oportunidade de expandir os negócios, é realizada em Corumbá I Semana do MEI, de 29 de setembro a 6 de outubro, com o intuito de capacitar, orientar e trocar ideias sobre boas práticas para os negócios. O evento I Semana do MEI terá a abertura com a palestra “Como utilizar as redes sociais para alavancar as vendas”, ministrada pelo empreendedor Luís Eduardo Borges Schunke, nesta sexta-feira, às 19 horas, no Sebrae em Corumbá.
Schunke administra o Portal Bonito desde 2005. “O foco era realizar reservas online para os atrativos de Bonito e, como na época, não havia concorrentes, todo o trade turístico da região queria anunciar conosco. Tínhamos 30 mil visualizações mensais e hoje são mais 150 mil, todos os meses”. Para ele, as redes sociais são uma oportunidade de negócio para o MEI: “Se considerarmos os grupos de Facebook mais populares da região, temos uma noção de quantas pessoas estão conectadas e, como se trata um público segmentado, possui muito potencial”, analisa o palestrante.
Messada Kaed Ibayrat é comerciante em Corumbá. Aos 32 anos, possui uma loja de roupas e acessórios femininos. “Sou de uma família de comerciantes, está no sangue. Desde cedo aprendi com o meu pai sobre o comércio e, há 12 anos abri a minha própria loja”, narra. E usa todos os veículos de divulgação necessários para atingir o público. “Temos propagandas na TV, usamos carros de som e, nas redes sociais temos um bom retorno da publicidade, com a chegada de novos clientes. O investimento se paga”, analisa.
Com boas práticas na internet, é possível gerar negócios. O fotógrafo Gilson de Oliveira Carvalho usa seu perfil nas redes sociais para divulgar o trabalho e atrair novos clientes. Ele aponta: “Todas as publicações são orgânicas (sem publicidade) e ainda assim tenho uma rede de cinco mil amigos e dois mil seguidores, que curtem e compartilham as minhas imagens. Isso ajuda a fortalecer a minha marca”.
Calendário da I Semana do MEI em Corumbá
A abertura do evento conta com a palestra “Como utilizar as redes sociais para alavancar as vendas”, com o empresário Luís Eduardo Borges Schunke nesta sexta-feira, 29 de setembro, será às 19 horas, no Sebrae em Corumbá.
A Semana do MEI conta com outras ações. Entre os dias 02 e 06 de outubro, sempre às 19 horas, no Sebrae, serão realizadas oficinas “SEI” com soluções que ensinam os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo para o MEI. São todas gratuitas e terão como temas: Sei Controlar Meu Dinheiro (02/10); Sei Planejar (03/10); Sei Vender (04/10); Sei Comprar (05/10); Sei Formar Preço (06/10).
Nos dias 02 e 03 de outubro estão previstas as entregas dos selos “Sou MEI, Sou Legal”. “É uma forma de reconhecer casos de sucesso envolvendo boas gestões realizadas por Microempreendedores Individuais e que passaram por todas as etapas de formalização”, destacou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural, Renato dos Santos Lima. O selo será entregue em Corumbá e a Prefeitura de Ladário vai realizar a mesma ação naquele município.
Já para o dia 04 a Sala do Empreendedor estará com um stand dentro da Tenda do Trabalhador, uma ação da Funtrab e que contará com diversos serviços, sendo um desses plantão ao longo do dia para tirar dúvidas da população sobre como se formalizar como Microempreendedor Individual e demais atendimentos. A ação será na rua 13 de junho, entre as ruas 15 de novembro e 07 de setembro e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos e Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. O mesmo evento ocorrerá também na praça central de Ladário.
A semana encerra com uma transmissão ao vivo na página oficial da Prefeitura de Corumbá no Facebook (facebook.com/prefeituradecorumba) de um seminário sobre Oportunidades de Investimentos em Corumbá e Ladário. “As ações da Semana do Mei visam atender as demandas que os empreendedores individuais nos solicitam de orientações, capacitações e também oportunizar a formalização de potenciais empresários”, observou Renato.