Moradores participam de passeio turístico durante Prefeito Presente

Estimular a valorização da cidade através do conhecimento dos pontos turísticos de Corumbá também foi um dos objetivos do Prefeito Presente ocorrido no dia 16 de dezembro, no bairro Nova Corumbá. Na ocasião, a Fundação de Turismo do Pantanal distribuiu simbolicamente, por meio do prefeito Marcelo Iunes, cartilhas com orientações turísticas a estudantes do 5º ao 9º ano das escolas municipais. O objetivo é que 4 mil cartilhas sejam entregues aos alunos. No dia, foram oferecidos também dois passeios turísticos para os moradores. Por duas vezes, ônibus saiu lotado e percorreu os principais pontos turísticos da cidade.

 

Carlos Espíndola, gerente de Políticas de Turismo da Fundação de Turismo do Pantanal, foi o guia dos participantes do passeio. “Por incrível que pareça tinha gente que não conhecia diversos locais da cidade”, afirmou. Na primeira viagem, em ônibus com capacidade para 42 lugares, apenas seis pessoas conheciam a Estrada Parque, dez pessoas nunca haviam conhecido o Porto Geral e 30 nunca fizeram passeio de barco. “Você percebe que as pessoas não conhecem a cidade onde moram. É muito importante conhecer para a cidade poder se desenvolver e os moradores poderem valorizá-la”, disse Carlos Espíndola.

 

Um exemplo disso é a dona Justimiana Rodrigues de Freitas. Aos 58 anos, corumbaense moradora do Guatós, ela nunca havia conhecido o Porto Geral. “Nunca tive a oportunidade de descer para passear. Nasci aqui e fui para a Capital aos seis anos de idade, mas voltei aos 13 anos, mas, mesmo assim, nunca havia conhecido o Porto. Minha família era muito humilde e morávamos no bairro Cristo Redentor e dificilmente íamos ao Centro. Eu achei o lugar o máximo. Eu vi várias pessoas morando tranquilamente naquelas casas perto do rio como se estivessem morando aqui em cima, na parte alta. Eu achei muito bonito”, afirmou a moradora.

 

O ônibus seguiu o seguinte roteiro: Teve saída da Escola Municipal Clio Proença, percorrendo pela Edu Rocha, passando pelo Aeroporto, Praça Urkupiña, Cemitério Santa Cruz, depois a parte central onde foi explicado sobre a história da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora. Passou pelo prédio do Santa Teresa, Praça da Independência, CENIC e os participantes foram instruídos sobre a história de Frei Mariano. O ônibus passou pela 13 de Junho e a história da 14ª agência do Banco do Brasil também foi relatada pelo guia.

 

Os moradores da parte alta puderam ver a Igreja da Candelária, a Praça da República e depois seguiram pela ladeira Cunha e Cruz onde desceram para o Porto Geral. A história do Casario do Porto também foi explanada e quem estava no passeio conheceu o Centro de Convenções e a ponte de captação de água. Passaram pelo Cervejaria, pela Casa do Massabarro e subiram a ladeira até a Avenida General Rondon. Depois seguiram até a Casa de Dr. Gabi e retornaram à escola onde ocorria o Prefeito Presente.

Skip to content