Prefeito Presente leva diversos serviços municipais a moradores da parte alta de Corumbá

Na edição da ação Prefeito Presente realizada no sábado, 16 de dezembro, na Escola Municipal Clio Proença, no bairro Nova Corumbá, centenas de pessoas puderam usufruir das atividades oferecidas pelo Município em diversas áreas. Serviços de saúde, solicitação de podas de árvores, orientações na Sala do Empreendedor, diversão para a criançada, oficinas de artesanato, cadastro na Assistência Social, entre outros. Essa foi a primeira vez que Marcelo Iunes participa da ação como prefeito. O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

 

Beatriz Cavassa, secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, afirmou que a importância da ação é, principalmente, pela aproximação do Poder Público com a população. “O objetivo principal é aproximar, ouvir demandas das lideranças que falam em nome da comunidade que está sendo beneficiada e hoje para nós é uma satisfação muito grande porque o prefeito Marcelo Iunes tem também a mesma visão que o ex-prefeito Ruiter tinha de fazer esse mandato popular, de vir até a comunidade e dar continuidade a essa importante ação que, sem dúvida nenhuma, é a partir dela que o mandato do prefeito será norteado para que junto com seus secretários e presidentes de Fundações possa resolver as demandas que daqui surgirem”, afirmou Beatriz.

 

Na área da saúde, equipe de odontologia promovia ação de prevenção à saúde bucal em crianças, pediatras realizavam atendimento e clínico geral consultava. Interessados podiam aferir pressão e medir glicose, além de outros serviços. Juliana Luz de Campos, que mora no Guatós, levou seu filho de 10 anos e outro de 5 meses. Ela aguardava a vez na fila para atendimento com pediatra. “O Prefeito Presente é interessante principalmente por causa da parte da saúde. Meus filhos estão bem, mas prefiro que o mais velho também se consulte porque quero que o médico veja como ele está”, disse.

 

Dona Noemir Maria de Arruda foi à ação em busca de atendimento pediátrico para seus dois filhos e corte de cabelo para o mais novo, de cinco anos, mas aproveitou também para fazer esmaltação das unhas. “Eu acho o projeto muito bom porque às vezes não temos tempo e essa é uma oportunidade para colocarmos tudo em dia. Quero também ir ao médico porque comecei um tratamento e quero consultar. Tenho vários parentes e conhecidos que estão aqui participando da ação”, disse a moradora do Guanã I.

 

A Gerência de Habitação e Regularização Fundiária estava orientando moradores. Um dos que aproveitaram a oportunidade foi Eduardo Márcio Jarsen. Ele tem uma residência no Guatós e deseja regularizar a situação. “Vou tentar regularizar minha casa. Vim para saber como posso fazer isso e conseguir documento de posse do imóvel. Eles esclareceram os trâmites que preciso fazer para que a regularização seja possível”, afirmou Eduardo. “Para a população essa ação aqui na parte alta é muito importante porque podemos adiantar bastante nossa situação e não precisamos ir lá do outro lado da cidade para receber orientação”, completou.

 

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Produção Rural esteve presente através da Sala do Empreendedor, podendo esclarecer assuntos, tirando dúvidas da população. Morador do Nova Corumbá, Diogo Barreto quer abrir uma empresa e, para isso, procurou informações de como proceder para iniciar o negócio. “Eu sou representante comercial e vou abrir uma empresa representando Corumbá e Ladário com a marca Danone. Vim para essa ação com um amigo que veio consultar com médico e cortar o cabelo. Eu acho essa iniciativa da Prefeitura muito boa porque essa é uma região muito carente e tem vários conjuntos pequenos. Conheço várias pessoas que estão aqui participando”.

 

Com duas filhas, dona Janine Sebastiana Silva, que mora no Guatós, estava participando de oficina de confecção de enfeites natalinos. “Já passei pelo médico, verifiquei minha pressão, vi que está tudo bem. Fiz meu cadastro na Assistência Social e adorei essa ação aqui porque o povo precisa. Tenho muitos vizinhos que estão aqui também e minhas filhas estão cortando cabelo e realizando pintura”, afirmou.

 

Na sala da Secretaria Municipal de Assistência Social, servidores do Município realizavam cadastramento no CadÚnico e outras orientações. Cristiane Santos Silva resolveu fazer cadastro para receber o benefício do Bolsa Família. “Aqui é mais rápido do que ir no CRAS. Essa é a primeira coisa que estou fazendo, mas depois vou ao médico. Eu gosto do Prefeito Presente porque ajuda bastante e é um meio mais rápido de encontrarmos as autoridades. A gente pode falar com o prefeito e com os vereadores. A gente pode mostrar a eles as necessidades do nosso bairro e reivindicar algumas ações”.

Skip to content