Com Funtrab, Município quer ampliar qualificação e ofertas de emprego

A celebração de uma parceria que permita reduzir o tempo de busca do trabalhador por uma oportunidade de emprego foi discutida pelo prefeito Marcelo Iunes e o diretor-presidente da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Wilton Acosta, durante reunião no final da manhã desta sexta-feira, 09 de fevereiro, no gabinete do chefe do Executivo Municipal.

 

Iunes apresentou ao diretor-presidente da Funtrab sua preocupação com a necessidade de fortalecimento de uma política que possibilite a rápida inclusão ou reinserção de profissionais desempregados ao mercado de trabalho. Segundo o prefeito, o trabalhador devidamente qualificado tem maiores chances de se encaixar ao perfil ocupacional exigido pelos empregadores.

 

Na avaliação do prefeito, a adoção de uma eficiente ação de qualificação favorece igualmente ao trabalhador e empregador e contribui para o fortalecimento de uma política sustentável de desenvolvimento da cidade e do próprio Estado.

 

O diretor-presidente da Funtrab apresentou ao prefeito o plano de ampliação do atendimento ao trabalhador que a instituição vai desenvolver em Corumbá e sugeriu a formalização de uma parceria entre o Município e órgão, que funciona na rua 13 de Junho, 1.213, no Centro da cidade.

 

“Para fortalecermos essa política do emprego precisamos ampliar o atendimento ao trabalhador e ao empregador, que muitas vezes tem a vaga, mas não tem o candidato com o perfil que a vaga requer. A Fundação entra para fazer essa intermediação e oferecer serviços básicos de emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego, microcrédito, economia solidária e qualificação profissional. É impossível fazer isso sem a parceria com o Município, que é quem conhece a realidade. Essa proposta de parceria, que apresentei, prevê a cessão de servidores do Município para a Funtrab. Para ampliar o atendimento eu preciso de mais servidores e isso é possível com essa parceria”, disse Acosta. O prefeito determinou a análise dos termos da parceria.

 

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, Fábio Luiz Pereira da Silva; o assessor executivo Paulo Guillherme de Arruda; o assessor especial Eduardo Iunes e o vereador Manoel Rodrigues.

Skip to content