Corumbá participa de programa de liderança e desenvolvimento regional

Mobilizar as lideranças locais para a criar uma agenda de desenvolvimento regional, integrando o setor público, o privado e o terceiro setor. Este é o foco do Programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional – Pantanal de Mato Grosso do Sul lançado pelo Sebrae na última quarta-feira, em Aquidauana. O programa está ativo no RS, SC e MG; e em fase de implementação em MS, PE, BA e GO.

 

Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Anastácio, Bonito e Jardim compõem os municípios da região do Pantanal que participarão do programa, a fim de alinhar ações para o desenvolvimento conjunto. “Queremos que o oeste do MS seja um polo indutor para o avanço do MS, a partir de ideias e ações aplicadas na nossa própria região”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato Lima, representando a Prefeitura de Corumbá.

 

“É um projeto inclusivo, envolve todas as instituições do setor público, privado e ONGs”, complementa Lima. Além da Prefeitura de Corumbá, participaram do evento representantes do setor de comércio, serviço, turismo, indústria e agronegócios. Conforme sinaliza o representante do Município, a participação de todos os setores é fundamental para o sucesso do projeto: “Contamos com o apoio social para montar e implantar este programa em Corumbá, pois como somos o maior município da região, o impacto gerado aqui se reflete em toda o oeste do estado”.

 

De acordo com Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae/MS, o objetivo é não só envolver lideranças oficiais constituídas, como prefeitos e representantes de associações e sindicatos, mas também “empresários, líderes comunitários, dentre outros cidadãos que influenciam nos rumos da comunidade”. O programa LIDER vai realizar um encontro mensal com os municípios participantes durante dois anos, período de vigência do programa.

 

Durante os encontros os participantes vão receber treinamento de liderança e de metodologia de trabalho, além de participarem do levantamento do potencial regional, análise do setor produtivo, oportunidades regionais e definição de projetos setoriais para o sucesso das ações a serem implementadas.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

 

Skip to content