MEC autoriza Município a receber curso de Medicina e hospital terá novo diretor

A partir de março, a Santa Casa de Corumbá contará com novo diretor administrativo. Servidor de carreira do Município, Yury Ojopi Gaone assumirá o cargo depois de ter recebido orientações do prefeito Marcelo Iunes durante reunião no gabinete do chefe do Executivo corumbaense. O diálogo, ocorrido na quarta-feira, 21 de fevereiro, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

 

Para Iunes, é importante que a gestão municipal valorize o servidor de carreira que trabalha com competência e conheça as necessidades da população. Ele lembrou ainda que essa transição administrativa é importante nesse momento de melhorias na saúde e de parceria com o Estado, especialmente pelo currículo que o servidor possui e pelos quase 30 anos trabalhando na Prefeitura.

 

Rogério Leite, secretário municipal de Saúde, lembrou também que Corumbá foi aprovada na etapa pelo Ministério da Educação de cidade habilitada para instalação de faculdade de Medicina pelo setor privado. “Yury é um administrador que tem especialização em gerência de saúde e também administração hospitalar. Ele está sendo indicado, junto ao prefeito, para assumir o cargo devido aos novos rumos que a saúde de Corumbá está tendo em crescimento de produção e atendimento e a possibilidade da vinda da faculdade de Medicina”, afirmou o secretário.

 

Nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, foi publicado pelo MEC que o Município de Corumbá está apto a receber faculdade particular de Medicina. Avaliadores do Ministério da Educação realizaram visita às instalações do SUS em Corumbá nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro. O próximo passo é aguardar o chamamento público do MEC para que instituições privadas interessadas possam iniciar processo de implantação da faculdade em Corumbá.

 

Somado a esse fato, há também o convênio que será assinado entre Município e Estado de aumento de leitos hospitalares, nova recepção do hospital, novo pronto-socorro e reforma do centro obstétrico. “Por tudo isso, precisamos ter uma direção administrativa compatível com as melhorias que vamos ter no hospital. Yury é um profissional respeitado e todo mundo que trabalha na saúde há pelo menos vinte anos conhece a história desse servidor e sabe o trabalho assíduo que tem tido na saúde com responsabilidade e competência, o que poderá nos dar nova dinâmica nesse processo todo, tanto de crescimento de produção, quanto de serviços e administrativo da Santa Casa”, disse Rogério Leite.

 

O secretário falou ainda que essa mudança administrativa possibilitará o fechamento de gargalos de perdas de investimentos, além de ter a possibilidade de, junto à faculdade de Medicina, fomentar a vinda de cursos de residência médica nas áreas de clínica médica, ginecologia, cirurgia geral e pediatria.

 

“Esse movimento que teve início em 2017, trazendo a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) para a Santa Casa, a autenticidade da administração e transparência na administração pública de recursos, fará com que haja melhor condição de trabalho aos nossos servidores e melhor atendimento para a nossa população”, disse o secretário.

 

Quem é o servidor


Yury Ojopi Gaone, formado em Administração e Pedagogia, é servidor de carreira do Município desde 1990. Tem quatro especializações (administração hospitalar, psicopedagogia clínica e institucional, gestão e auditoria em serviços de saúde, docência do ensino superior) e está realizando a quinta pela Universidade Federal Fluminense em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde.

 

“Realmente, é um reconhecimento do Poder Executivo dando oportunidade a um funcionário de carreira para exercer essa função. Tenho me especializado na área de saúde, procurando estar apto a qualquer momento para assumir um cargo de ponta e chegou o momento. Acreditamos muito no serviço que deve ser de qualidade para o cidadão e os objetivos do nosso prefeito Marcelo Iunes e do nosso secretário Rogério Leite é fazer com que o hospital cresça e sempre continue melhorando na qualidade de atendimento ao público”, afirmou Yury Ojopi.

 

O servidor afirmou que estará dedicado a participar de todo o processo de reestruturação dos serviços no hospital, instalação de novo pronto-socorro e novos leitos e reforma do centro obstétrico. “Nosso prefeito Marcelo Iunes está empenhado para que o serviço aconteça da melhor maneira possível e dentro das orientações que recebemos dele estaremos executando as atividades para que a gente consiga atingir os objetivos que são almejados pela administração municipal com colaboração do Governo do Estado”. 

Skip to content