Prefeitura realiza ação multidisciplinar no distrito de Albuquerque

Com uma ação multidisciplinar, a Prefeitura de Corumbá deu início aos atendimentos do projeto odontológico gratuito Pingo D’Água no distrito de Albuquerque, na manhã desta segunda-feira, 05 de março. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Senar/MS, Famasul, Sindicato Rural de Corumbá e o Município, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; de Educação; de Assistência Social e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

 

Prestados até 24 de março, os atendimentos odontológicos acontecerão em um ônibus adaptado que foi instalado em frente à Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque. Serão 24 por dia – sendo 12 em cada período (manhã e tarde).

 

Dentista do projeto Pingo D’Água, Lucas Bedani informou que serão executadas extrações, aplicações de flúor, remoções de tártaro e restaurações de resina e amálgama. A meta é realizar ao longo dos quase 20 dias de serviço cerca de 400 atendimentos para os estudantes da escola e comunidade em geral. A parceria permite a realização do serviço com custo zero ao Município.

 

Presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, enfatizou a parceria com a Prefeitura, que possibilitou a ação em Albuquerque. Ele disse que outras iniciativas, em parceria, estão programadas. “Temos outros dois projetos que estarão presentes aqui em Corumbá, que são o Agrinho e o Saúde do Homem e da Mulher”, afirmou.

 

Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima, afirmou que a parceria estabelecida com o Senar/MS “cumpre determinação do prefeito Marcelo Iunes, que nos orienta a desenvolver bons programas para melhorar a qualidade de vida da população corumbaense”.


O Pingo D’Água

 

O Projeto de ação social Pingo D’Água, leva atendimento odontológico às comunidades rurais de forma gratuita com utilização de unidades móveis de atendimento terrestre equipadas com todo aparato de um consultório odontológico convencional.

 

A ação é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e tem como público-alvo: trabalhadores e produtores rurais e seus familiares em regime de economia familiar. Somente em 2017, o projeto realizou 32 mil procedimentos em diversos municípios do Mato Grosso do Sul.


Ação multidisciplinar

 

Paralelo aos serviços odontológicos, a Prefeitura levou atendimento multidisciplinar aos moradores daquela região. “Somos parceiros nesta ação. Conhecemos a realidade de Albuquerque e sabemos que há muito por ser feito e hoje iniciamos ações”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Gláucia Iunes.

 

Foram disponibilizadas informações e orientações pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) referentes ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e violência infanto-juvenil; além do trabalho contra exploração da mão-de-obra de menores de idade. Uma equipe do Conselho Tutelar também participou da ação.

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social também promoveu o cadastramento e atualização cadastral de beneficiários do programa Bolsa Família, que é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil e possui três eixos principais: complemento da renda; acesso a direitos e articulação com outras ações.

 

O Município ainda fez orientações relacionadas ao Programa Criança Feliz, uma ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam condições de desenvolvimento integral. A Agetrat também desenvolveu ações.

 

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, antecipou ações que a Prefeitura está trabalhando para colocar em prática para dar maior qualidade de vida à população de Albuquerque. “Estamos reativando o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); a Secretaria de está com o processo de reforma e ampliação do posto de saúde em curso; Teremos a Oficina de Dança com atividades aqui e ainda temos ações de infraestrutura, educação e outras áreas planejadas e que vão acontecer”, disse.

 

Acompanharam a solenidade o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite; o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; a subsecretária de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz; diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Silvino Rodrigues Ribeiro; o diretor-executivo da Agetrat, Cleiton Douglas da Silva; os vereadores André da Farmácia, Manoel Rodrigues, Chicão Viana e Paulo Bertini. A primeira-dama Amanda Balancieri Iunes também participou da cerimônia.

Skip to content