Em encontro, Município incentiva protagonismo juvenil

Estudantes das redes municipal e estadual de ensino e jovens atendidos pelos programas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) participaram ao longo de toda a tarde da terça-feira, 17 de abril, do Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil.

 

Promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a iniciativa teve como objetivo o desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social e comunitária dos adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos.

 

“Nossa intenção é fazer com que realmente nossos jovens e adolescentes sejam protagonistas de políticas públicas. Queremos que os adolescentes escutem, conheçam e apresentem propostas sugerindo ações que possam levar a políticas públicas para esses jovens. Estamos dando voz aos nossos adolescentes”, explicou a assessora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adelma Galeano, informando que a programação do evento apresentou palestras de especialistas sobre bullying, indisciplina, suicídio, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e dependência química.

 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Fonseca Iunes, ao envolver a juventude com as questões sociais da comunidade, o Município “contribui para que o adolescente garanta seus direitos e, participe da busca por solução para os problemas da comunidade onde vive”. Após as apresentações, os adolescentes apresentaram propostas que deverão ser levadas para o projeto de reformulação do Plano Municipal da Infância e Adolescência.

 

A palestra inicial foi feita pelo juiz da 1ª Vara Cível de Corumbá, Maurício Cleber Miglioranzi Santos, abordou o tema “Direitos e deveres da criança e adolescente: responsabilização pelos seus atos”. Outros palestrantes foram Vanessa Witak; Evanilza Mateus de Oliveira; Iber Mosciaro e Dayanny Garcia. O encontro aconteu na sede da Primeira Igreja Batista de Corumbá.

Skip to content