Em parceria com Votorantim, Prefeitura busca avançar na educação pública

A prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao PVE (Parceria Votorantim pela Educação), um importante mecanismo de formação continuada. O Programa é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.

 

O município foi contemplado pelo Programa que contribuí com a melhoria das práticas de gestão educacional, e acelerará o avanço do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alinhando as metodologias e prioridades do MEC (Ministério da Educação): PNE – Plano Nacional de Educação, desenvolvendo e fortalecendo as competências dos gestores educacionais e escolares, identificação e valorização das melhores práticas de gestão e mobilização, contribuição para participação dos alunos e famílias na educação atraindo parceiros e estimulando a atuação integrada entre municípios.

 

O Secretário de Educação Genilson Canavarro de Abreu, destacou que a parceria é um marco histórico para o desenvolvimento da educação municipal. “Parceiros que queiram investir em educação são muito importantes para o desenvolvimento de nosso município”, concluiu.

 

Criado em 2008, o PVE atua em duas frentes: mobilização social e fortalecimento da gestão. Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infanto-Juvenil. Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo. O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como: Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Canal Futura e Instituto Alana.

 

Nesta terça-feira, 24 de abril, aconteceu a efetivação da assinatura da parceria entre Prefeitura e o Instituto Votorantim. Nesta quarta, às 7h30, na Escola Municipal Barão do Rio Branco, acontecerá à formação com o grupo de mobilização que são pais, professores, alunos e líderes comunitários, que vão atuar como animador do processo junto aos grupos de trabalho acompanhando e monitorando as ações. A responsável pelo Grupo de Mobilização da Rede é a Supervisora de Gestão Educacional Maria Aparecida Dias de Moura, que destaca “Queremos superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e potencializar todos os ambientes escolares e comunitários como espaços educativos. Dessa maneira, a nossa educação será ainda mais inclusiva, atendendo com qualidade a todos os estudantes”.

 

No dia 26 será apresentando o “Prêmio Criativos da Escola”, que consiste em encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.”.

 

O desafio “Criativos na Escola” celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país quer, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades. Em 2017, foram selecionados 11 grupos, dentre os 17492 projetos enviados de todas as regiões do Brasil.

Skip to content