Festival: banda “O Santo Chico” marca presença no palco Rio Paraguai

A performance visceral da banda O Santo Chico fecha vai estar presente no 14º Festival América do Sul Pantanal. O grupo musical se apresenta no segundo dia do evento (25/05), às 18h30, no palco Rio Paraguai. Criada há seis anos, a banda nasceu da união de referências musicais dos integrantes (Begèt De Lucena – voz, Rafael Taveira – contrabaixo, Luciano Armstrong – guitarra e Guilherme Napa – bateria).

 

O Santo Chico surge como o personagem que intercede pelos músicos durante o show para que o encaixe dos novos arranjos seja “abençoado”. É o quinto integrante. Fora a metáfora, o nome nada mais é do que uma relação com o bairro de Campo Grande (MS) onde a banda surgiu – o São Francisco. E também remete à simplicidade do País, a um nome comum para essas bandas, à brasilidade do repertório.

 

Na lista de artistas revisitados pelo O Santo Chico estão Adoniran Barbosa, Martinho da Vila, Waly Salomão, Chico Buarque, Criolo, Otto e até Reginaldo Rossi. Tudo harmonizado às bases e riffs do rock clássico e contemporâneo.

 

A mistura, que à primeira vista causa estranhamento por simplesmente ser diferente demais (e, de fato, é) já dá origem a um repertório autoral. Em estúdio, nos ensaios, e nas rodas de conversa entre os músicos da banda, surgem músicas próprias – Bolero de Criolo, Francisco e Cafeshop são o resumo desse misto de influências.

 

É no show que todas essas ideias tomam forma e explodem. É quando a alma do Santo Chico mostra que, de fato, existe e a que veio. Quem vê, é claro, não consegue esquecer as origens de cada música, de tão clássico que o repertório, de início é. Mas logo se esquece das comparações com as versões originais, tamanha surpresa que cada acorde de guitarra, virada de bateria ou levada de baixo imprime às conhecidas melodias. É quase impossível que o santo não bata, como dizem. Se estranhar, só curta. O Santo Chico vai pegar você.

Skip to content