Influenza: Município promove segundo Dia D de Vacinação e oferece serviço à noite

Para tentar alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, no dia 31 de maio, o segundo Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza. O dia foi escolhido por ser feriado nacional de Corpus Christi. É a oportunidade para os pais e responsáveis por crianças de 06 meses a menores de 05 anos levarem seus filhos à vacinação. Todos os demais grupos de risco também podem procurar pela vacina contra gripe Influenza nesta quinta-feira.

 

No entanto, nem todas as Salas de Vacina estarão abertas. Apenas quatro vão oferecer a vacinação e somente pela manhã, das 07h30 às 11h30. As Salas de Vacina que vão participar do segundo Dia D são: Luiz Fragelli, Padre Ernesto Sassida, Lúcia Maria e Breno de Medeiros. A UBS Luiz Fragelli fica localizada na avenida Rio Branco, bairro Universitário. A UBS Padre Ernesto está situada na rua José Fragelli, no Dom Bosco. Já a UBS Lúcia Maria fica no conjunto Kadwéus, na rua Cyríaco de Toledo. A UBS Breno de Medeiros fica no Popular Nova, também na rua Cyríaco de Toledo.

 

Na noite desta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de maio, as UBS Lúcia Maria e Gastão de Oliveira vão disponibilizar vacina contra Influenza das 17h às 21 horas. Os Pronto-Atendimentos Pedro Paulo II e Breno de Medeiros também vão oferecer a vacina das 18h às 22 horas. O serviço de vacinação à noite só ocorrerá, exclusivamente, nesses dois dias.

 

Até esta terça-feira, 29 de maio, o Município conseguiu vacinar 68,53% do público-alvo. O Governo Federal leva em consideração crianças, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores em saúde, indígenas e idosos como meta. Em Corumbá, o objetivo é alcançar 23.925 desse público prioritário. Até o presente momento foram vacinadas 16.396 pessoas. Pacientes com comorbidades, pessoas em situações clínicas especiais, privadas de liberdade e agentes penitenciários não entram nos dados estatísticos do Governo Federal. Além das 23.925 doses, o Município recebeu 5.713 vacinas para imunizar grupo de risco que não entra na meta do Ministério da Saúde, totalizando 29.638 pessoas que podem procurar pela vacinação em Corumbá.

 

Até o momento, não houve casos confirmados da gripe Influenza em Corumbá no ano de 2018. O último óbito ocorrido na cidade em decorrência de complicações da doença foi em 2016. Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que população não pode se descuidar. O uso do álcool em gel, evitar passar as mãos no rosto sem estarem lavadas, evitar aglomerações e arejar bem os ambientes são formas de prevenção contra a gripe. Pessoas que fazem parte do grupo de risco precisam ser vacinadas, já que estão na faixa de pacientes que podem apresentar complicações da doença com mais facilidade.

Skip to content