Encontro atualiza médicos, enfermeiros e agentes sobre anemia falciforme

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta semana o “Encontro Multiprofissional – Doença Falciforme: Linha de Cuidados”. O evento começou na quinta-feira e terminou nesta sexta-feira, 29 de junho, e reuniu médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

 

A atividade contou com a parceria do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Saúde e da ACODAFAL (Associação Corumbaense das Pessoas com Doenças Falciformes) e foi toda realizada no auditório da Embrapa Pantanal. Mais de 50 profissionais de saúde da urgência e emergência participaram da capacitação.

 

Na quinta-feira pela manhã, a palestrante Ana Margareth Alves, do Ministério da Saúde, apresentou a doença falciforme na rede de Atenção e as diretrizes da linha de cuidados. O médico Emerson Moreira apresentou a situação atual da doença falciforme em Corumbá e a presidente da ACODFAL, Rosa do Nascimento Maciel, palestrou sobre a doença e a rede de cuidados na visão dos usuários.

 

A médica infectologista Saíde Trindade mostrou o acompanhamento ambulatorial das pessoas com doença e falciforme e, já no período da tarde, tratou sobre os eventos agudos da doença. Já voltada aos agentes comunitários de saúde, Carmem Lúcia, também representando o Ministério da Saúde, falou sobre o papel do agente no cuidado integral às pessoas com a doença.

 

Ela apresentou ações de vigilância nos ciclos da vida; o processo de trabalho do agente comunitário nessas situações; e ainda a importância do autocuidado na doença falciforme. Nesta sexta-feira, Carmem Cunha ainda apresentou o papel do técnico de enfermagem no cuidado às pessoas. O evento terminou com uma roda de conversa e reflexões sobre o tema.

Skip to content