Prefeitura promove formação da REME em parceria com o Museu da Pessoa

A Escola Municipal Barão do Rio Branco sedia ao longo de toda esta quinta-feira 14 de junho, formação para os professores e Coordenadores pedagógicos. A atividade é desenvolvida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Museu da Pessoa. O objetivo é formar os educadores para realização de projetos de memória local a partir de histórias de vida dos moradores e, desta forma, contribuir com a aproximação da escola e comunidade.

 

De acordo com o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, esta parceria “é muito interessante, uma vez que a memória de um povo é o que garante a perpetuação de sua cultura e isso deve ser incentivado dentro de nossas unidades escolares”. Esta é a segunda formação e tem como tema “Todo lugar tem uma história para contar”.

 

A capacitação também busca incentivar os alunos a registrarem, sistematizarem, preservarem e divulgarem a memória das pessoas, através de disseminação de metodologia da produção de história de vida das pessoas da região, considerando que todo lugar tem uma história para contar, e que consequentemente resultarão em aprendizagens significativas da história local, por meio da leitura, escrita e desenho dos alunos.

 

Todo o processo consistirá nas seguintes etapas: encontros presenciais, planejamentos das atividades, entrevistas realizadas pelos alunos, produção de texto coletivo e desenho com a história do morador, divulgação das histórias na internet, publicação com as histórias produzidas pelos alunos e avaliação.

 

O Museu da Pessoa – Rede Internacional de Histórias de Vida Brasil, há 27 anos tem como missão transformar histórias de vida em fonte de conhecimento, compreensão e conexão, por meio de uma mobilização em rede internacional, que já resultou em 17.000 depoimentos, 67 publicações, 60.000 fotos, 200 projetos, 1.000 vídeos, 73 exposições, 16 sites e 25 comentários.

Skip to content