Semana municipal sobre drogas é ferramenta importante para enfrentamento

A primeira Semana Municipal Sobre Drogas promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social, é extremamente importante para o enfrentamento ao problema. A avaliação é do psiquiatra clínico Juberty Antônio de Souza, um dos palestrantes da noite de ontem, 28 de junho, do evento realizado no Centro de Convenções.

 

“Corumbá tem uma história no combate às drogas, na busca por tratamento. São históricas as iniciativas que Corumbá mostrou na prevenção, tratamento e reinserção. Logicamente que em todo o lugar do mundo, e aqui também, os resultados são poucos porque nós ainda temos dificuldades, enquanto sociedade, de termos compreensão total do fenômeno. Mas, esse evento, divulgando informações adequadas é de extrema importância”, disse o médico psiquiatra que participou da mesa de debates que discutiu o tema “Danos Causados à Saúde, Tratamento e Direitos Humanos”.

 

Juberty é autor de vários livros sobre saúde mental e atua em atividades relacionadas à prevenção, intervenção e atividades educativas na área de dependência química.

 

Secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, destacou que a Semana Municipal contribui com orientações para a população sobre a problemática e também consolida a construção da Política Pública Municipal Sobre Drogas. “A Semana é um importante passo para a consolidação da política antidrogas, que já está em tratativas. Contribui para o fortalecimento e criação da nossa política municipal”, afirmou.

 

Nesta quinta-feira, a primeira Semana Municipal Sobre Drogas teve como debatedores a psicóloga do CAPS ad, Silvia Segóvia Araújo Freire, a psicóloga e coordenadora do Caps Infantil, Daianny Garcia do Nascimento, o professor doutor Bruno Marini. A mediadora foi Lidiane de Brito Curto (UFMS).

 

A primeira Semana Municipal Sobre Drogas, que tem como tema “Drogas: a melhor estratégia ainda é a prevenção”, teve início na sexta-feira, 22 de junho. As atividades terminam hoje, dia 29, com mesa de discussões que debate “Legislação Antidrogas”. Os palestrantes são Deyvis Ecco (juiz titular da 1ª Vara Criminal), Emerson Ricardo Fernandes (juiz titular da Vara Especial Cível e Criminal), Luciano Bordignon Conte (5ª Promotoria de Justiça), Luiz Gonzaga (advogado) e o mediador será Roberto Ajala Lins (presidente da OAB/Corumbá).

Skip to content