Programa Proerd tem início na Escola Municipal Ângela Maria Perez

Teve início hoje, 14 de Agosto, na Escola Municipal Ângela Maria Perez a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa vai atender aproximadamente 450 estudantes do 5° ano do ensino fundamental das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (REME) Cássio Leite de Barros, Almirante Tamandaré, Clio Proença e Ângela Maria Perez e a Escola Estadual Dom Bosco. 

 

O Proerd é desenvolvido em parceria entre o 6º Batalhão da Polícia Militar e a Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria de Educação do Município.

 

O programa é de aplicação exclusiva da Polícia Militar, com policiais rigidamente selecionados e capacitados através de um curso de formação em que são preparados para atuar em sala de aula e aplicar as noções de prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

 

O conteúdo didático e pedagógico é composto de 10 lições que abordam: segurança pessoal; maneiras de dizer “não” às ofertas de drogas; abuso e uso das drogas; autoestima; influência dos meios de comunicação (propaganda); alternativas para não usar drogas; pressão dos companheiros; consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas (principalmente o álcool e o cigarro); noções de cidadania, maneiras de se lidar com as tensões do dia-a-dia e formas de evitar a violência.

 

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido nos Estados Unidos em 1983 e implantado no Brasil em 1992 e que já atendeu mais de 50 milhões de crianças em 58 países. No município de Corumbá foi implantado em 2002.

Skip to content