Servidores recebem certificados de capacitação sobre Lei Maria da Penha

Servidores que atuaram na capacitação de agentes municipais sobre a Lei Maria da Penha (n° 11.340, de 07 de agosto de 2006) receberam, na manhã desta quinta-feira, 13 de setembro, certificados de participação na formação do projeto. A secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, e o subsecretário Municipal de Saúde, Fábio Mandu, prestigiaram a certificação.

 

“Fizemos um projeto falando de violência com os agentes comunitários de saúde focando a Lei Maria da Penha e as violências acontecidas dentro do lar. Conseguimos atender 19 das 26 unidades de saúde que temos, foram capacitados 180 funcionários de saúde, entre agentes comunitários, profissionais de enfermagem, técnicos de enfermagem e dentistas”, explicou terapeuta ocupacional do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF II), Lucimar Cunha Garcia.

 

A primeira etapa do projeto houve a troca da vivência de policiais e orientações aos servidores para identificação dos agressores e definição de qual providência tomar. Na segunda fase, um profissional de direito esclareceu dúvidas sobre a violência doméstica e dispositivos legais, bem como as etapas de um processo. Na terceira etapa foram apresentados os recursos existentes no município para o combate à violência. Por fim, houve treinamento de defesa pessoal.

 

“Conseguimos identificar dois casos de violência”, disse a terapeuta do NASF II. “O objetivo principal era como identificar os tipos de violência doméstica, permitir que o agente de saúde possa identificar, e saber o que fazer, onde encaminhar, que recurso pode utilizar e as ferramentas que temos na rede que ele pode acionar”, finalizou Lucimar Garcia.

Skip to content