Saúde capacita servidores sobre diagnóstico precoce da sífilis

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde foram capacitados sobre diagnóstico precoce da Sífilis na rede municipal de saúde. A capacitação foi ministrada pelo médico infectologista, Hilton Luís Alves Filho, que atua no Centro de Saúde João de Brito e da Santa Casa de Corumbá.

 

“A sífilis é uma doença que tem aumentado muito seu índice no Brasil. Essa capacitação é para que os servidores da saúde para que possam fazer o diagnóstico precoce e a promover orientação e prevenção a essa doença e assim possam dar o melhor direcionamento a nossa população”, disse o secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

 

Responsável pela capacitação, o médico infectologista explicou que em Corumbá “o tratamento está disponível em todas as unidades básicas se saúde da família. Também temos o Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA), que funciona junto ao atendimento especializado no Centro de Saúde João de Brito”, disse informando também que o Município realiza a testagem rápida em toda rede, bem como o tratamento. “A sífilis tem tratamento e cura”, completou o médico.

 

A sífilis

 

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

 

O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita.

Skip to content