Encontro Mulheres do Axé leva informações sobre combate à AIDS

Corumbá sediou no sábado, 1° de dezembro, o II Encontro Mulheres do Axé de Corumbá. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos. O evento fez parte da Campanha dos 16 dias de Ativismo no Combate à Violência de Gêneros, levando informações especialmente às mulheres de terreiros no Dia Mundial do Combate à AIDS.

 

Na oportunidade o médico infectologista Hilton Luiz Alves Filho, da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma palestra abordando o tema da AIDS e a necessidade de sua prevenção. Após a palestra foi aberto um amplo debate com depoimentos e opiniões das mulheres sobre o assunto.

 

Também houve a apresentação de mulheres no atabaque e atualização cadastral do Programa Bolsa Família. A ação contou com representantes do Conselho Municipal da Mulher.

 

Os 16 dias de ativismo

 

Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias. A abertura marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Skip to content