Farmácia Municipal cumpre a política de Assistência Farmacêutica do SUS

A Farmácia Municipal de Corumbá cumpre a política de Assistência Farmacêutica do SUS, com a dispensação de medicamentos do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos), que consiste em diversos tipos de medicamentos que vão de antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, à anti-hipertensivos, além dos remédios de alto custo.



Em 2018 a Farmácia Municipal atendeu cerca de 67 mil pacientes. Para o usuário retirar os medicamentos é necessário a receita médica e o cartão do SUS. Os medicamentos de alto custo possuem um procedimento diferenciado. A farmacêutica, Jéssica Costa de Arruda, esclarece que: “é necessário o paciente vir até a Farmácia Municipal trazer os documentos pessoais que vamos abrir um processo para fornecer. São cerca de 5 mil atendimentos ao ano, e cerca de 400 pacientes pegam os medicamentos de alto custo mensalmente”, conta a farmacêutica.

Nesvaldo Costa, balconista de farmácia, de 46 anos, foi até a farmácia buscar medicamento para filho de 5 anos, “Sempre que preciso pego aqui, já peguei também para a minha esposa que operou, eu sempre encontro o que preciso, além de que os remédios são de bons laboratórios”.

Os medicamentos mais solicitados são: Losartana, utilizado para pressão, somente em janeiro foram 83 mil comprimidos distribuídos, o Captopril, utilizado para também para pressão, 67 mil comprimidos, seguindo o remédio para diabetes, metformina, 52 mil comprimidos distribuídos em janeiro.

Carmo Freitas, de 30 anos, morador do centro, foi até a farmácia buscar medicamentos para o pai, “Já peguei várias vezes, os remédios têm custo alto, a Farmácia Municipal ajuda muito, assim não precisamos gastar”.

Cosme Ivan dos Santos, funcionário do almoxarifado da saúde, conta que são inúmeros medicamentos do componente básico, especializado e estratégico, distribuídos para as Farmácias Municipais, “a atual administração tem atendido a todas as nossas solicitações, tudo o que solicitamos é comprado, tentamos ao máximo manter as farmácias da saúde abastecidas”.

O Secretário de Saúde relembra que a entrega é feita ao cidadão que apresente a receita médica com a identificação do paciente, da medicação, nome do médico e data da prescrição. “Atendemos ladarenses, turistas e bolivianos que residam na nossa cidade, basta trazer a receita e o cartão do SUS, cabe ressaltar que os medicamentos disponibilizados para pacientes com diabetes e hipertensão podem ser retirados também no Pronto-Socorro e na UPA, nos seus horários de funcionamento”.

Para o Prefeito de Corumbá a saúde é uma prioridade, “A Administração está fazendo um esforço para atender todos os usuários, temos inúmeros medicamentos à disposição da população, declarou o Prefeito Marcelo Iunes.

A Farmácia Municipal funciona das 07h às 19h, na rua América, nº 427, Centro, ao lado do Posto Paulista. A UPA, situada na rua Luís Feitosa, Quadra 30, no Guanã, das 07h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 19h às 07h. No final de semana a farmácia da UPA atende 24 horas. No Pronto-Socorro, das 19h às 07h. No final de semana e feriados a farmácia do Pronto-Socorro funciona 24 horas.

Skip to content