Fórum Corumbaense de Prevenção da Gravidez na Adolescência

No dia 26 de fevereiro, a Secretaria de Saúde realizou o 1° Fórum Corumbaense de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas educativas e preventivas para contribuir para reduzir a incidência da gravidez na adolescência e esclarecer dúvidas quanto ao atendimento.

 

Na abertura o Secretário de Saúde, Dr. Rogério Leite, reforçou a importância do evento “Todas as unidades de saúde tem que estar acessível os usuários, é importante debater o assunto e consolidar a rede de Atenção Básica e a Rede Cegonha, para que a cada dia agente melhore nossos indicadores, e consequentemente o atendimento e a saúde da população”.


A Titular da 7ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Dra. Ludmila de Paula Castro Silva, da proteção da infância e juventude, proferiu orientações jurídicas sobre o acolhimento e atendimento ao adolescente, esclareceu dúvidas dos presentes de como proceder em determinados atendimentos e reforçou que a notificação da violência sexual é compulsória. Todos os profissionais de saúde, devem notificar qualquer caso, suspeito e/ou confirmado, de violência a partir do conhecimento, não precisa haver a confirmação.

 

O médico ginecologista, Dr. Carlos Campos Figueiredo, abordou o disgnóstico situacional da gestante da adolescente. O Coordenador do Programa Saúde na Escola, psicólogo, Gleidson, explanou sobre as ações desenvolvidas com o objetiva de promover o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes.

 

No final, houve uma mesa redonda com os presentes para firmar um Protocolo de atendimento ao Adolescente. Participaram do evento cerca de 100 pessoas, entre médicos, assistentes socais, enfermeiros, acadêmicos, e demais profissionais da área da saúde.

Skip to content