O lançamento do Carnaval corumbaense foi na noite desta quinta-feira, 14 de fevereiro, no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com apresentações da Oficina de Dança com os blocos: frevo, os palhaços e as pastorinhas, além da apresentações da bateria barcelona e das madrinhas de baterias das principais escolas de samba.
Para a presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Libloc), Edenir de Paulo, esse ano estamos nos organizando e trazendo novidades, “organizamos os blocos juridicamente para que possam receber patrocínio de órgãos públicos e assim nos profissionalizarmos para melhorar o nosso carnaval”.
O presidente da Liga das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), José Martinez Neiva, lembrou que a cada ano tenta melhorar o desfile das escolas de samba e este ano temos uma vantagem, “ porque o nosso prefeito já foi presidente de uma escola de samba e ele sabe muito bem quais as dificuldades que os presidentes passam e por isso ele fez o repasse em novembro para que as escolas tenham tempo hábil para começar a fazer as compras dos materiais”, explicou Zezinho.
Joílson Cruz, diretor-presidente da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico, lembrou que o Carnaval é uma das maiores manifestações da nossa cidade, e não é atoa que o prefeito escolheu o tema desse ano “Carnaval da alegria, nossa tradição”.
“Temos uma história e tradição no nosso carnaval e com isso buscamos trazer segurança e alegria para todos, porque o nosso carnaval também engloba as famílias corumbaenses”, colocou Joílson.
Mara Elisa Navacchi Caseiro, diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, lembrou que quando assumiu a direção da fundação já sabia da tradição que o carnaval de Corumbá tem, “e como eu, o prefeito Marcelo também sabe dessa importância para a cidade, na tradição e na economia, e além de nós o governador também sabe dessa importância e por isso irá apoiar o carnaval de vocês para que assim possa ser feito um belíssimo trabalho”.
O prefeito Marcelo Iunes afirmou que Joílson não mediu esforços para fazer o melhor carnaval da nossa cidade, “e com o apoio do governador que é nosso parceiro, aliás não só nosso, mas de todos os municípios que precisam”.
“O Carnaval gera mais de dois mil empregos informais para o nosso município e também fomenta o nosso comercio em torno de 15 milhões de reais, e isso movimenta a economia do nosso município. E é uma festa que esse ano promete mais de 15 mil turistas, uma vez que ano passado tivemos uma média de 10 a 12 mil turistas que vem gastar o seu dinheiro aqui e isso acaba fortalecendo o nosso comercio”, explicou o prefeito.
Estiveram também presentes na abertura Regina Panovitch, esposa do Deputado Estadual Evander Vendramini; Jobel Fernandes Silveira, presidente dos Cordões Carnavalescos; José Antônio Assad e Faria, representando a Deputada Federal Beatriz Cavassa; além dos secretários e os diretores-presidentes das fundações.