Agentes de Saúde, médicos e enfermeiros passam por capacitação sobre Dengue

Os Agentes de Vigilância em Saúde/Endemias do Centro de Controle de Vetores e a Vigilância Ambiental de Corumbá participam hoje, dia 19, e dia 20 de uma capacitação como parte do programa de Educação Permanente em Saúde.


Esta capacitação é uma parceria do Município com o Governo do Estado. No encontro será abordado a situação epidemiológica do município, a biologia dos vetores, notificação dos imóveis e o pepel técnico e operacional dos agentes.


O representante da Coordenação Estadual de Controle de Vetores do Estado, Márcio Luiz de Oliveira, reconhece o avanço do Município no combate, “Em anos anteriores, neste mesmo período, tínhamos um quadro bem crítico em Corumbá, atualmente a situação é outra, comparando com os demais municípios, Corumbá está em uma situação relativamente confortável, mas temos sempre que manter o alerta, até pelas peculiaridades locais, como o rio e o calor”.


O Secretário de Saúde, Rogério Leite, reconhece o incansável trabalho realizado pelos agentes, A atuação de vocês, agentes comunitários, é fundamental para diminuirmos os altos índice. É importante que aprimorem seus conhecimentos para atuar junto à comunidade. As doenças e os vírus passam por mutações com tempo, é fundamental os profissionais estarem atualizados”, disse o Secretário na abertura do evento.


Para o Prefeito, Marcelo Iunes, essas ações são de suma importância, Um dos objetivos da nossa gestão é ter profissionais capacitados para atuarem com a sociedade, nas residências das pessoas, no levantamento de problemas e no acompanhamento e promoção da saúde dos moradores”.


Nos dias 21 e 22, o médico infectologista, Dr. Hilton Luiz, abordará o tema para médicos e enfermeiros da rede de atenção à saúde, no Auditório da Prefeitura Municipal.


O programa de Educação Permanente em Saúde é desenvolvido de forma contínua desde o início da atual administração e atinge as mais diferentes áreas de atuação das equipes de saúde, sobre as práticas profissionais, com o intuito de formar para transformar, tomando como cenário o campo da gestão, do ensino, da atenção e do controle social em saúde.


A Secretaria de Saúde de Corumbá disponibiliza telefone para moradores denunciarem locais com possíveis foco, como piscinas verdes e sem manutenção, terrenos baldios com latas e garrafas, casas fechadas, caixas de água ou tambores abertos.

Ligue 08006472255 / 08006472109 / 3233-2783


Denuncie!!

Skip to content