Seminário discute metas e objetivos do PNAE no Pantanal

Foram quatro dias de evento com a participação de autoridades e técnicos do Estado de Mato Grosso do Sul, dos municípios de Corumbá e Ladário e pequenos produtores rurais das duas cidades. Em foco a comercialização de alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que faz uma ligação entre os poderes públicos e os agricultores familiares.

 

Do encontro, que teve sua culminância nesta sexta feira, 31/05, houve apresentações de projetos e até uma feira do produtor com a comercialização do resultado de suas colheitas e produtos artesanais dos assentamentos e de fazendas localizadas na planície pantaneira.

 

“O principal objetivo foi promover discussões e trazer soluções para o PNAE municipal e estadual e também para o desenvolvimento sócio econômico da agricultura familiar em nossa região”, explicou Vânia Sabatel, coordenadora da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer).

 

O seminário, que está em sua segunda edição, é realizado pela Agraer e aconteceu na Embrapa Pantanal. Teve vários parceiros, entre eles, as prefeituras de Corumbá e Ladário, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura (Semagro), Embrapa/Pantanal, Universidade Federam de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), contando com a parceria das associações de produtores e da Cooperativa São Francisco de Produtores Rurais.

 

“Nós fizemos várias atividades durante a semana, mesas redondas, oficinas, a própria feira do produtor”, explicou Vânia. Ela complementou que “foi feito um relatório das necessidades dos produtores para ser repassado aos órgãos competentes e responsáveis, para que, junto com a Câmara Setorial, que foi constituída dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, e que é responsável pelas políticas de compra dos produtos, para que se tomem providências e que tudo se resolva”.

 

Na mesa, o prefeito Marcelo Iunes, o deputado estadual Evander Vendramini, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Roberto Façanha e o diretor presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, representando o prefeito de Ladário, Luiz Eduardo Urt, ouviram com atenção a explanação dos técnicos e garantiram apoio ao programa.

 

“Nós não podemos, e isso nos entristece, continuar comprando produtos de outros Estados. Por isso estamos incentivando a Agricultura Familiar em nosso município, para que possamos comprar o que é produzido aqui, dentro de nosso município”, afirmou Marcelo Iunes, que voltou a garantir que está trabalhando para montar o Mercado do produtor. Além disso, o prefeito corumbaense anunciou que, para o retorno das atividades da usina de leite, está faltando apenas o licenciamento ambiental, que a prefeitura vem buscando incansavelmente.

 

“Junto com a prefeitura, nós estamos trabalhando em todos os projetos que beneficiam o produtor, e hoje eu posso ajudar ainda mais devido ao conhecimento técnico que tenho na área e ainda a experiência legislativa”, afirmou o presidente da Câmara, Roberto Façanha. Entretanto ele frisou que “nós estamos unidos, a prefeitura, a câmara, a assembleia através do deputado Evander aqui presente, os órgãos técnicos e de pesquisa. Mas é necessária a união dos produtores também. Sem isso, fica difícil evoluir”, concluiu.

Skip to content