Projeto ‘Luta pela Cidadania’ usa esporte para trabalhar prevenção às drogas

Com a entrega de 80 quimonos e um tatame foi lançado oficialmente o projeto ‘Luta pela Cidadania’. Realizado na praça do bairro Generoso, o lançamento reuniu no final da tarde da segunda-feira, 24 de junho, os jovens que vão integrar o projeto naquela região.

 

Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social, o ‘Luta pela Cidadania’ usa o esporte – no caso específico o Judô – para trabalhar na prevenção ao uso de drogas. As aulas serão minstradas pelo professor Luiz Paulo de Freitas Ribeiro, que é servidor do Município.

 

De acordo com o prefeito Marcelo Iunes, o projeto busca através de atividades esportivas, promover a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas para o público infanto-juvenil (na faixa etária de 08 a 17 anos), visando torná-los menos vulneráveis a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas.

 

O foco principal é conduzir as crianças e adolescentes à reflexão, contribuindo para a visão crítica das situações e dos problemas e para o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de escolha. As atividades serão nos espaços públicos, como praças e quadras esportivas dos bairros que apresentam maiores índices de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, violência e consumo de drogas lícitas e ilícitas.

 

Serão duas aulas por semana – sempre na praça – com duração de duas horas cada. Quinzenalmente, os alunos participarão de palestras, rodas de conversa e dinâmicas para temas em relação à prevenção ao uso de drogas, tipos de violência, bullying, sexualidade, a diversidade e as diferenças, mercado de trabalho, profissões e carreiras e demais questões pertinentes ao público jovem.

 

“Trabalhamos uma proposta diferenciada para trabalhar politicas públicas sobre drogas. Identificamos, através de pesquisas, que a maioria dos problemas está na evasão escolar, pois esses alunos ficam expostos. Vamos trabalhar a prevenção ao uso de drogas através do esporte, atuando em rede com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. É a primeira vez que em Corumbá é realizado politica pública sobre drogas”, disse Flávia Miguel Ribeiro, coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas e responsável pelo projeto ‘Luta pela Cidadania’.

 

O secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, Cesar Freitas Duarte, afirmou que a iniciativa conta com o apoio da comunidade. “Esse projeto terá outros cinco polos, este aqui no Generoso é apenas o primeiro deles. Vamos precisar da ajuda da comunidade, a droga é um mal e unidos podemos vencer. Temos de usar todas as forças para combatê-la”, afirmou.

 

Participando da cerimônia de lançamento, o vereador André da Farmácia ressaltou que o projeto é uma “grande oportunidade” oferecida aos jovens. Ele enfatizou que os pais também devem participar das atividades. “Pais, incentivem seus filhos a estarem aqui, venham juntos acompanhem, participem, Mostrem interesse no futuro deles”.

 

Destacando que o ‘Luta pela Cidadania’ também visa o desenvolvimento físico, social e psicológico, além do aprimoramento e prática dos deveres e direitos sociais, a iniciativa é extremamente “benéfica para a juventude”, o prefeito afirmou que o Poder Público vai se mobilizar em busca de parcerias para ampliar as atividades. “Vamos trabalhar a busca de apoio para ampliarmos, futuramente, os polos desse projeto. Essa iniciativa tira jovens da vida ociosa e além do compromisso socioeducativo dá oportunidades no esporte”, concluiu Iunes.

 

São parceiros nesta iniciativa o Ministério Público Federal; Justiça Federal; 1ª e 2ª Vara de Execuções Penais – Fórum Estadual; Polícia Militar; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Pantanal; Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Rotary Club.

 

Skip to content