Agetrat tem números estatísticos positivos na fiscalização de trânsito escolar

A Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) divulgou nesta terça-feira, 02 de julho, os dados estatísticos referentes aos serviços de fiscalização de trânsito escolar. Ao todo, 9.339 veículos foram abordados para que estudantes, pais e servidores pudessem atravessar com segurança na faixa de pedestres, os agentes estiveram posicionados em frente às unidades escolares 340 vezes e confeccionaram 165 autos de infração para motoristas que cometeram infrações em frente a escolas.

 

Diariamente os agentes de trânsito cumprem ordens de serviços voltados a atender a entrada e saída dos alunos das escolas públicas e privadas em variados turnos. Os agentes fiscalizadores também repassam a central de rádio da Agência de Trânsito os dados referentes ao serviço, como: quantidade de veículos abordados para travessia de pedestres na faixa, quantidade de notificações e o momento de chegada e deslocamento do local. Através destes números a Agência de Trânsito consegue enumerar as principais informações e consequentemente direcionar as próximas ações.

 

As principais infrações percebidas pelos agentes foram: deixar de reduzir a velocidade em frente à escola, estacionar o veiculo em fila dupla e deixar de dar preferência a pedestre utilizando a faixa destinada a pedestre.

 

O Centro de Educação Infantil Estrelinha Verde foi a instituição que mais recebeu visitas da viatura da Agetrat com seus agentes. Segundo o diretor-presidente da Agência de Trânsito, Alexandre Vasconcellos, o motivo é o grande fluxo de veículos e a faixa etária dos estudantes. “Atendemos centenas de vezes e milhares de pessoas receberam o apoio de nossos agentes para chegar ou sair da escola. Para nossa equipe não há diferença entre escolas públicas ou privadas, pois estamos falando em vidas, dessa forma buscamos priorizar as escolas localizadas em vias com maior fluxo ou incidências de veículos em ato infracional. O serviço de fiscalização escolar tem sido o carro-chefe de nossa agência e iremos trazer novidades para o próximo semestre”, disse Alexandre.

 

“Apesar do encerramento das atividades na maioria das escolas, algumas outras ainda estão em atividade, a Agência de Trânsito têm voltado atenção a estas unidades nesta primeira semana de julho. Iniciamos também nesse último bimestre a fiscalização escolar noturna, voltada para as escolas que trabalham no terceiro turno e faculdades”, Stefano Barbosa, chefe do Núcleo de Fiscalização de Trânsito.

Skip to content