A Prefeitura de Corumbá conclui nesta semana o trabalho de requalificação das ruas Frei Mariano, Tiradentes e Santa Cruz, no trecho compreendido entre a rua Porto Carreiro e a linha férrea. A região, localizada atrás do ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, concentra um grande fluxo de pedestres e veículos, uma vez que recebe a feira-livre das sextas-feiras e é utilizada para as provas práticas do DETRAN.
Nessas vias, todo asfalto antigo – já bastante deteriorado pela ação do tempo e pela falta de manutenção – foi retirado. As ruas ainda passaram pelo processo de fressagem e reperfilamento, trabalho que assegura maior qualidade e durabilidade do trecho, antes de receberem o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Qbuq), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras.
A requalificação da Frei Mariano, Tiradentes e Santa Cruz completa uma extensa e importante obra iniciada pela Prefeitura no começo do ano, quando a mesma intervenção foi realizada na rua Gonçalves Dias, desde a Cyríaco de Toledo até a 15 de Novembro, e na avenida Joaquim Venceslau de Barros, da Edu Rocha até a Tiradentes.
“São vias com um tráfego intenso de veículos. Essas intervenções, além de melhorar a trafegabilidade, aumentam a vida útil do asfalto e a qualidade de vida dos moradores e de todos que utilizam essas ruas para seu deslocamento”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla.
“Temos diversas frentes de serviço espalhadas por toda a cidade. São obras executadas com recursos próprios a partir de financiamento do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata). A inclusão desses trechos, nas obras executadas com recursos do Fundo, foi proposta pela administração Marcelo Iunes”, detalhou Ametlla.
Nesta terça-feira, 30 de julho, o prefeito Marcelo Iunes visitou outro trecho que está sendo transformado pelo Executivo: a rua Dom Pedro II, no bairro Cristo Redentor. Nesse trecho, a intervenção da Prefeitura foi ainda mais significativa, pois o morro que dividia a rua foi rebaixado e recebeu todo sistema de drenagem, antes da pavimentação.