Roda de Conversa discute visibilidade da mulher lésbica em Corumbá

O 2° Encontro de Mulheres Lésbicas realizado na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, em Corumbá promoveu uma roda de conversas que discutiu o tema “A invisibilidade da Mulher Lésbica”. O debate foi conduzido pela palestrante Bruna Fernanda Santos Silveira, que é psicóloga, mestre e gestora em práticas escolares.

A iniciativa realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadanias e Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, também marcou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado ontem.

“Infelizmente, há muitos motivos que justificam a criação dessa data. Nossa sociedade ainda ignora a realidade das mulheres lésbicas, negando a representatividade lésbica em diversos espaços ou inviabilizando pesquisas e ações sociais próprias à realidade dessas mulheres”, disse o coordenador de Políticas Públicas para LGBT, Márcio Kalango, destacou a importância da data.

Márcio salientou que Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos – pasta a qual a Coordenadoria LGBT está vinculada – é um espaço aberto e pronto para orientar e auxiliar a comunidade lésbica na garantia de seus direitos.

O coordenador ressaltou que Secretaria tem como missão a promoção de ações para efetivar as políticas públicas de defesa dos direitos humanos e a eliminação da discriminação e exclusão das pessoas, em virtude da raça, gênero, idade e deficiência.

Além da palestra com a psicóloga Bruna Silveira, a Roda de Conversa contou com participação da gerente do Centro de Saúde da Mulher (CSM), enfermeira Francielly Romanosque. Ela passou orientações sobre a importância da realização do exame preventivo e do serviço oferecido pelo Centro de Saúde da Mulher – que funciona na rua Major Gama, entre ruas América e Cuiabá, atendendo ininterruptamente das 07h às 17 horas. Também informou que no próximo dia 05 de setembro (quinta-feira) das 15h às 19 horas, o CSM fará atendimento em horário diferenciado para comunidade lésbica.

O 2° Encontro de Mulheres Lésbicas ainda teve participação especial da cantora Laryssa Alencar e o lançamento do vídeo Papo de Menina.

 

Dia Nacional

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A data tem como principal objetivo o combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

Skip to content